Cascavel

Audiência pública aprova Plano de Mobilidade Urbana de Cascavel

iscussões em torno do tema aconteceram na noite de ontem no Teatro Sefrin Filho e s...

03 ago 23 - 20h32 Atualizado 03 ago 23 - 20h32 Redação SOT
Audiência pública aprova Plano de Mobilidade Urbana de Cascavel

O Plano de Mobilidade Urbana de Cascavel foi aprovado na noite desta quinta-feira (2) em audiência pública realizada no Teatro Municipal Sefrin Filho. O plano é um dos principais pilares do planejamento urbano, discutiu o sistema viário que a cidade dispõe e projeta esse sistema para o futuro.

O presidente do Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC), Tales Guilherme, destaca que a mobilidade urbana é um tema que atinge a todos os moradores. “A gente está tratando de transporte a pé, de bicicleta, transporte de ônibus, transporte de cargas, individual e de veículos. Todos os cidadãos estão diretamente ou indiretamente envolvidos”, afirma.

Tales destacou a importância da participação popular nos debates. Ele lembrou que ao longo da elaboração do plano, foram realizadas reuniões de bairros, pesquisas de origem e destino com a população, que balizaram o plano antes de ser levado à discussão na audiência final. “Não adianta a gente ter os dados frios nas mãos sem saber os anseios e as necessidades da população para saber quais são as tendências da cidade para o futuro. O Plano de Mobilidade é uma ferramenta que escuta o cidadão, olha para os dados estatísticos e projeta, planeja soluções para os problemas atuais e do futuro”, explica.

Giovani Tavares, diretor do IPC, explica que o Plano de Mobilidade Urbana está pensando a cidade para as próximas duas décadas. “A visão da população é muito importante para nós do instituto porque ela demonstra uma visão mais realista de tudo o que está acontecendo. Problemas pontuais, problemas que podem ser solucionados no curto, médio e longo prazo”, observa.

A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Camila de Oliveira, participou da audiência e destacou a importância da participação popular nas discussões em torno do plano. “A gente vê essa necessidade da população vir para saber o que acontece e também poder opinar. É importante a população ter sua voz e saber que pode ser ouvida”, observa.

Estagiária em uma construtora, Beatriz Junqueira Storrer, afirma que o planejamento de uma cidade é fundamental. “Como nós moramos aqui, é importante dar nossa opinião, participar. É muito importante a gente pensar a longo prazo, porque além de a gente estar morando aqui, nossos filhos, nossos netos também vão usufruir, desfrutar da nossa cidade”, afirma.

Um projeto de lei será enviado à Câmara para votar o Plano Municipal de Mobilidade. Antes disso, no entanto, ele ficará aberto até o dia 18 de agosto para novas contribuições.  O plano é flexível, dará as diretrizes para as ações dos próximos 20 anos, mas pode ser alterado ao longo dos anos.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Silvia Soluszynski


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.