A segurança da barragem do Lago Municipal de Cascavel tem sido uma prioridade constante. Vistorias regulares são realizadas para evitar possíveis acidentes e garantir a integridade da estrutura que é considerada o principal cartão postal da cidade. Recentemente, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) concluiu o registro de fotos que embasarão um relatório crucial para a segurança da barragem.
Essas vistorias têm uma importância significativa na prevenção de incidentes, tendo em vista o trágico episódio ocorrido em Brumadinho (MG), onde o rompimento de uma barragem resultou na perda de 270 vidas. Nesse contexto, os resultados das inspeções são enviados a um comitê estadual sediado em Curitiba, responsável por definir medidas preventivas ou corretivas. Essas duas ações são exigidas pelo IAT (Instituto Água e Terra) e em Cascavel ocorrem por meio de uma parceria com a Sanepar.
O Lago Municipal de Cascavel, além de ser um local de lazer e convívio, é uma infraestrutura de grande relevância para a cidade. Para garantir sua segurança, já foi elaborado um plano de segurança e, em breve, um plano de emergência será implementado. Esse plano conterá informações detalhadas, incluindo um cadastro completo dos moradores que residem nas proximidades da barragem.
O comprometimento das autoridades em manter a segurança da barragem e a colaboração do Crea-PR no registro de imagens reforçam o cuidado que a cidade tem com seus recursos e cidadãos. As ações de prevenção e fiscalização demonstram a importância de se aprender com tragédias passadas e tomar medidas que garantam a segurança da comunidade e a preservação do patrimônio local.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS