Cascavel

Josias de Souza propõe conscientização sobre uso excessivo de telas por crianças

A proposta tem como objetivo alertar pais e responsáveis sobre os prejuízos causado...

15 ago 23 - 23h41 Redação SOT
Josias de Souza propõe conscientização sobre uso excessivo de telas por crianças

Foi lido na sessão desta terça-feira (15), o Projeto de Lei nº 93 de 2023, proposto pelo vereador Josias de Souza/MDB, que institui em Cascavel a Semana de conscientização e prevenção aos males causados pelo uso intenso de celulares, tablets e computadores por bebês e crianças. 

A proposta tem como objetivo alertar pais e responsáveis sobre os prejuízos causados pelo uso exagerado desses aparelhos eletrônicos por crianças, além de incentivar atividades ao ar livre.

De acordo com o vereador, são alarmantes os dados divulgados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) que apontam um aumento desproporcional no número de diagnósticos de miopia em pessoas de zero a 19 anos. O tempo excessivo de telas pode levar ainda a atrasos no desenvolvimento motor e da linguagem, problemas de sono, dificuldades de atenção e concentração, isolamento social, impactos emocionais negativos, riscos de segurança online, dificuldades acadêmicas e dependência digital.

“É importante que as crianças tenham tempo livre suficiente para fazer esportes e atividades ao ar livre, usando parques e praças da cidade, por exemplo”, defende o vereador. Segundo ele, o uso excessivo de celulares pode limitar o tempo que as crianças passam em atividades físicas e interações sensoriais, o que pode resultar em atrasos no desenvolvimento motor, coordenação e equilíbrio.

As ações desenvolvidas sobre o tema devem acontecer na semana que compreende o dia 7 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional do Oftalmologista.

Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Flávio Ulsenheimer


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.