Com novos computadores e câmeras de alta precisão, as escolas municipais e os Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) são monitorados durante todo o período de aulas por agentes da Guarda Municipal de Cascavel (GMC) e Guarda Patrimonial. Da Central de Monitoramento, os agentes ficam atentos a tudo o que acontece e, com viaturas nas proximidades das instituições de ensino, é possível acioná-las rapidamente em uma eventual emergência.
De acordo com o secretário de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, Pedro Fernandes de Oliveira, 110 das 120 escolas e Cmeis estão equipadas com as câmeras de segurança ligadas à Central de Monitoramento. Cabe salientar que, atualmente, 90 agentes atuam de forma permanente nas escolas durante os períodos de aula.
Cinco guardas patrimoniais que atuavam no aeroporto foram remanejados e estão fazendo o monitoramento. O trabalho ganhou, também, o reforço de oito computadores novos instalados na central.
A presença da figura do guarda na escola não se resume apenas a essas 10 escolas que não estão ligadas à Central de Monitoramento. A Secretaria de Segurança Pública e Proteção à Comunidade (Sesppro) mantém 90 agentes durante o período integral nas escolas e Cmeis.
“Entre 7h30 e 17h30, ela está sendo monitorada por aqui [pela central]. Nós temos ainda 90 guardas em 90 escolas, por óbvio, e ainda temos um botão de pânico e uma viatura que está fazendo a comunicação entre essas escolas. Nós entendemos que esse sistema é bastante razoável para atender à questão da segurança tanto dos alunos, dos professores e de todos os usuários do sistema de educação de Cascavel”, enfatiza o secretário.
O botão de pânico, em caso de uma ação emergencial, é acionado na escola ou Cmei e dispara um sinal de alerta diferenciado na tela. O agente imediatamente aciona a viatura para fazer o atendimento.
Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS