Paraná

Merenda escolar: rede estadual serve três refeições por dia e produtos da agricultura familiar

Tem lanche na entrada e na saída e almoço no recreio. Refeição servida diariamente...

21 out 23 - 08h20 Redação SOT
Merenda escolar: rede estadual serve três refeições por dia e produtos da agricultura familiar

Os alunos da rede estadual de ensino do Paraná têm motivos para comemorar o Dia Nacional da Alimentação Escolar, neste sábado, 21 de outubro. A refeição servida diariamente nas 2,2 mil escolas estaduais tem arroz, feijão, salada, carne, bolos, frutas. A qualidade e a quantidade de produtos fornecidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, garantem saúde e energia às crianças e adolescentes, além de favorecerem o aprendizado.

Desde junho de 2022, por determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o programa Mais Merenda foi ampliado e todos os colégios estaduais passaram a servir três refeições por dia aos alunos: lanche na chegada, almoço no recreio e lanche na saída. Em 2023, foram adquiridas mais de 30 mil toneladas de produtos – quase o dobro de 2021 (17,5 mil). Somente em carnes (bovina, suína, aves e peixes) o salto foi de 1,4 mil kg para 9 mil kg no mesmo período, quase sete vezes mais. A proteína  está presente nos cardápios das escolas três dias da semana.

Uma marca da alimentação na rede estadual é que pelo menos 11 mil toneladas de todos os produtos vêm da agricultura familiar. Ovos, frutas, verduras, hortaliças: um a cada quatro destes produtos é orgânico. “O governo estadual garante saúde para os estudantes, ofertando três refeições por turno escolar, e incentiva o desenvolvimento social e sustentável de mais de 20 mil famílias de agricultores no Paraná”, afirma o secretário estadual de Educação, Roni Miranda. 

O Paraná é um dos estados que mais investe em merenda da rede estadual, segundo Eliane Teruel Carmona, diretora-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), vinculado à Seed-PR e responsável por todo o processo de aquisição e distribuição dos alimentos nas escolas.

Ela reforça a importância de assegurar que as unidades de ensino tenham os itens necessários para a alimentação de qualidade dos alunos. “Temos que atuar para que a merenda passe por um rigoroso controle de qualidade no momento da  aquisição, no armazenamento e na  distribuição para levar mais e mais saúde aos estudantes. Bem alimentados eles têm mais condições de aprendizado”, afirma.

PREPARO - Para auxiliar no preparo da merenda, a equipe de nutricionistas do Instituto Fundepar envia periodicamente sugestões de cardápios e fichas técnicas das carnes para as escolas, para que os produtos sejam servidos de acordo com o planejamento. A nutricionista responsável técnica do Estado, Andrea Bruginski, lembra que a merenda escolar faz parte da segurança alimentar de crianças e adolescentes.

“O programa de alimentação escolar é o maior programa de segurança alimentar do Estado e disponibilizar alimentação saudável e adequada aos alunos significa garantir alimentação a 9,7% da população. A alimentação escolar supre, no mínimo, 30% da necessidade nutricional de nossos alunos. São ofertados, a cada refeição, alimentos  adequados e saudáveis. São muitas frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carne, pães, leite. Comida de verdade”, afirma.

MERENDA NOTA 10 - Pablo Ricardo Lemes de Jesus, 12 anos, aluno do 6º  ano do período da tarde, do Colégio Estadual Alto da Glória, em Palmas (Sudoeste), conta que a mãe quase não tem tempo de fazer comida, porque trabalha com limpeza, e que a refeição na escola é fundamental.

“Eu como todos os dias na escola e depois saio forte para treinar futebol. Quando eu frequentava a escola praticamente o dia todo, eu também almoçava no colégio”, conta. Pablo diz que gosta de todo o cardápio, mas prefere a “quirerinha” com carne, arroz, feijão, salada e risoto. “As tias da merenda servem bem o prato e ainda posso repetir. Minha nota para a comida do colégio é 10”, completa. 

Uma das responsáveis pelo sabor dos pratos do colégio é Chairman Serpa Maciel. Merendeira há 25 anos, ela afirma que se os estudantes tiverem uma alimentação saudável, terão mais qualidade de vida dentro e fora da escola. Chairman também sabe que, para muitos dos alunos, a comida na escola é a principal refeição do dia. “Nosso colégio fica em uma região carente do município, por isso, capricho no preparo”, conta. 

Em relação aos produtos que recebe na cozinha no dia a dia, a cozinheira  avalia que são de boa qualidade, variados e frescos. “Os alunos adoram e o Estado está se superando no quesito alimentação”, elogia. 

O diretor Fernando Souza da Silva, há um ano e quatro meses à frente da coordenação do colégio Alto da Glória, diz que a merenda é tão importante quanto a presença dos alunos. Ele gosta de caminhar pelo refeitório e sentir o cheirinho da comida e, nos horários dos lanches, aproveita para observar o interesse dos estudantes.

“Os alunos me abordam e perguntam o que vai ter no cardápio. Até o trato das merendeiras com eles é importante para a construção pedagógica”, diz. “Procuramos ensinar que, ao alimentarmos o corpo, automaticamente alimentamos o saber. Alunos nutridos têm um melhor desempenho em suas atividades em sala de aula”, reforça

No colégio Alto da Glória, os gestores envolvem a alimentação em outras atividades, como o café com o diretor. “Usamos os recursos do Mais Merenda também para lanches especiais com os alunos que mantêm a frequência em 100%. Tem dado ótimos resultados. Nossos índices de presença dispararam em menos de um ano”, destaca Fernando.

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.