A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) despontou como a segunda Universidade do Paraná a ter mais projetos aprovados na 1a edição do edital de fomento do Programa AGEUNI (Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação).
Ao todo, foram aprovados 67 projetos no Estado, totalizando mais de 28 milhões (R$28.567.180,00) a serem aportados nos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com o objetivo de atender demandas de empresas
Do total dos 67 projetos aprovados nas 07 universidades públicas estaduais, 15 (22,39%) estão sob a coordenação de pesquisadores da Unioeste, que juntos somam R$6.599.635,00 o que equivale a 23,10% do total dos recursos.
No caso da Unioeste, as demandas contempladas neste primeiro edital ficaram assim distribuídas no tocante às categorias das empresas proponentes: 06 Grandes Empresas; 04 Microempresas e MEIs; 03 Pequenas e Médias Empresas e 02 na categoria Municípios, Cooperativas e Outras Formas de Organização.
No que se refere às áreas prioritárias definidas pelo edital, considerando as demandas do estado como um todo, a área “Agricultura e Agronegócio” foi a mais contemplada, com 45,11% dos recursos, seguida por: “Biotecnologia e Saúde” (17,15%), “Energias Sustentáveis” (16,67%), “Sociedade, Educação e Economia” (15,15%) e “Cidades Inteligentes” (5,92%). Deste total do Estado, as demandas a serem atendidas pela Unioeste se distribuem da seguinte forma: 14,96% são da área prioritária “Agricultura e Agronegócio”, 5,9% da “Biotecnologia e Saúde”, 1,4% da “Sociedade, Educação e Economia” e 0,84% da área “Cidades Inteligentes”.
As demandas aprovadas e que serão atendidas pela Unioeste são provenientes dos seguintes municípios: Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Toledo, Curitiba, Pato Branco, Ouro Verde do Oeste, São Miguel do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu, Foz do Iguaçu e Mercedes.
Este resultado é de extrema relevância, pois confirma a necessidade de aproximação das universidades com a sociedade, que o Governo do Estado do Paraná está comprometido com esta causa, e que o conhecimento gerado pela Unioeste, assim como pelas demais do Paraná, pode atender demandas de pequenas a grandes empresas, bem como de municípios e de outras entidades, em benefício das regiões Oeste, Sudoeste e de todo o Estado e País.
Via: Assessoria Unioeste - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS