Rede Municipal de Cascavel divulga calendário de matrículas para 2024
Fique atento às datas: Período de rematrículas será de quarta-feira (25) até 10 de novembro e este ano ocorrerá de forma online...

Mais um ano letivo terminando e a Rede Municipal de Cascavel já organizou as datas para matrícula e rematrícula dos alunos que frequentarão as escolas municipais e Cmeis, em 2024. O levantamento dos alunos que estão cursando o último ano nos Cmeis e que ingressarão para o Infantil IV ou Infantil V em uma escola municipal já foi realizado e, nos próximos dias, as famílias deverão receber a Declaração de matrícula e frequência, com a escola definida para a matrícula, que para este público, acontecerá nos dias 9 e 10 de novembro. A novidade para este ano é a rematrícula online, que deverá ser efetivada pelo responsável do aluno, via Área do Aluno. Já para as matrículas novas, é importante que as famílias atentem-se às datas, de acordo com a idade da criança e o ano escolar que a mesma irá frequentar em 2024.
Rematrícula online - A rematrícula para todos os alunos já matriculados na Rede Municipal, seja em escola ou Cmei (com exceção dos alunos que passarão de Cmei para a escola), acontecerá de amanhã, 25 de outubro, até o dia 10 de novembro. Para isso, o responsável legal do aluno deverá acessar o link: https://www.areadoaluno.seed.pr.gov.br/ e escolher a opção matrícula online, onde fará a conferência e/ou atualização cadastral do aluno. Para garantir a disponibilidade de vaga escolar, é importante que o responsável legal realize esta etapa mesmo que haja a intenção de transferência do aluno para outra unidade escolar. Na mesma área, o responsável legal deverá enviar os documentos solicitados.
6º ano - Desde ontem (23) e até o dia 10 de novembro, acontecem as matrículas na Rede Estadual, para os alunos que estão deixando a Rede Municipal e ingressarão no 6º ano. Este processo acontece de forma online e as famílias estão sendo orientadas sobre como proceder.
Cmeis - Do dia 30 de outubro em diante, conforme encaminhamento do Cadun, serão realizadas as matrículas novas em Cmeis e CEIs conveniados ao município, para as turmas de Infantil/Infantil I, Infantil II, Infantil III e Infantil IV (Pré-escola I). Neste caso, as famílias com a crianças já cadastradas no Cadun, devem aguardar o contato do setor, informando sobre a vaga e sobre os próximos passos para a matrícula.
Pré-Escola - Nos dias 9 e 10 de novembro, como já informado, ocorrerão as matrículas para as crianças que este ano frequentam algum Cmei e que em 2024, ingressarão no Inf. IV ou Inf. V de uma escola, e para os alunos que foram encaminhados pelo Cadun.
1º ano - As matrículas para o 1º ano, de alunos oriundos de CEIs ou de outra rede de ensino, acontecerão entre os dias 16 e 20 de novembro, diretamente na escola pretendida pela família.
Transferência - Nos dias 21 e 22 de novembro serão realizadas as matrículas por transferência de alunos que já são da Rede Municipal. Estes deverão apresentar, no ato da matrícula por transferência, a Declaração de Matrícula da escola de origem, sinalizando o ano que o aluno estará apto para frequentar em 2024. A partir do dia 1º de fevereiro de 2024, no retorno das atividades administrativas nas escolas, havendo vagas disponíveis, será dada continuidade às matrículas por transferência, bem como a efetivação das matrículas por transferência para alunos que nunca estudaram ou alunos oriundos de outros estados, municípios ou da Rede Privada.
Outras Redes de Ensino - As matrículas novas para alunos oriundos de outras Redes de Ensino que não as públicas, ou crianças que nunca estudaram, acontecerão a partir do dia 24 de novembro, havendo vaga na unidade pretendida, caso contrário, a família será direcionada à unidade escolar mais próxima, que dispuser de vaga.
EJA - As matrículas novas para o 1º semestre de 2024, para alunos da EJA (Educação para Jovens e Adultos), ocorrerá a partir do dia 1º de dezembro, até o dia 1º de março de 2024. Podem se matricular para esta modalidade jovens e adultos com 15 anos ou mais que não estudaram ou não puderam terminar a primeira etapa do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano - antiga 4ª série).
Os interessados podem procurar a Secretaria de Educação ou qualquer uma das unidades que oferecem a EJA e realizar a matrícula:
- Centro Paulo Freire, Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, 373 – Alto Alegre; Atende manhã, tarde e noite;
– Escola Aníbal Lopes da Silva, Rua Siriema, 234 – Floresta; noturno
– Escola Francisco Vaz de Lima, Avenida Interlagos, 541 – Interlagos; noturno;
– Escola Maria Tereza Abreu de Figueiredo, Rua Xavantes, 1389 – Santa Cruz; noturno;
– Escola Neiva Ewald, R. Emílio de Menezes, 290 - Jardim Presidente;
- Escola Profª Maria Aparecida Fagnani Soares, Rua Caieiras, 282 – Conjunto Riviera; noturno;
– Escola Profª Maria dos Prazeres Neres da Silva, Rua André de Barros, 849 – Jardim União; noturno;
– Escola Zumbi dos Palmares, BR 277 – Km 572; noturno.
Tempo Integral - Dos dias 5 a 9 de fevereiro de 2024, desde que todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental estejam devidamente matriculados, serão realizadas as matrículas para a ETI (Educação em Tempo Integral, nas escolas que têm previsão de abertura de turmas nesta modalidade.
Importante - Vale sempre lembrar que as crianças que iniciarem 2024 com 4 anos completos ou a completar até o dia 31 de março de 2024, obrigatoriamente, deverão ser matriculadas em uma unidade escolar, pois já são público-alvo da educação escolar obrigatória.
Além disso, é importante já organizar a documentação necessária para as matrículas, pois mesmo que a família ainda não tenha todos os documentos necessários, será concedido um prazo para a regularização da documentação e caso o prazo não seja cumprido, poderá ser encaminhado para o Conselho Tutelar. Portanto, para o ato da matrícula, é importante estar munido com a original e a cópia da certidão de nascimento da criança e RG da mesma, quando houver; comprovante recente de endereço (da concessionária de energia elétrica), em nome de um dos pais e quando em nome de terceiro, deverá ser apresentado outro comprovante junto, em que conste o nome de um dos pais ou responsável legal da criança; Declaração de Vacinação, documento fornecido pelas unidades de saúde e que atesta que a criança está com as vacinas em dia; CPF e RG dos pais ou responsável legal (Original e cópia).
No caso das matrículas em Cmeis, também é preciso apresentar a Declaração de existência de vaga, expedida pelo Cadun e que foi entregue à família, no momento em que foi disponibilizada a vaga.
Mais Lidas
Publicidade