Operação Recalcitrantes: Polícia Federal desmantela organização criminosa na Tríplice Fronteira
O modus operandi da quadrilha era notoriamente audacioso: utilizavam fundos falsos em veículos para internalizar produtos estrangeiros, burlando a fiscalização...
Foz do Iguaçu/PR - Na manhã desta quarta-feira, 25 de outubro, a Polícia Federal deflagrou a "Operação Recalcitrantes" com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em contrabando, descaminho, receptação e associação criminosa que operava na região da Tríplice Fronteira, envolvendo principalmente Foz do Iguaçu/PR, Curitiba/PR e Goiânia/GO.
A investigação teve início em 2022, quando a Polícia Federal efetuou a prisão em flagrante de um indivíduo portando uma carga milionária de aparelhos celulares de alto valor agregado. Esse episódio foi o estopim para uma ampla investigação que revelou uma rede criminosa que movimentava milhões de reais mensais em mercadorias estrangeiras contrabandeadas do Paraguai.
O modus operandi da quadrilha era notoriamente audacioso: utilizavam fundos falsos em veículos para internalizar produtos estrangeiros, burlando a fiscalização das autoridades aduaneiras. Isso permitia que os criminosos continuassem a operar impunemente, agindo à margem da lei e lucrando com a ilegalidade.
A "Operação Recalcitrantes" é assim chamada devido à prática recorrente dos integrantes da quadrilha, que teimosamente continuavam a cometer os mesmos crimes mesmo depois da prisão de alguns de seus membros.
Na ação deflagrada hoje, estão sendo cumpridos oito mandados de prisão, quatro mandados de monitoramento eletrônico e dezenove mandados de busca e apreensão em Foz do Iguaçu/PR, Curitiba/PR e Goiânia/GO. A operação visa não apenas prender os envolvidos, mas também apreender provas que possam ajudar nas investigações e desmantelar de vez a organização criminosa.
O trabalho da Polícia Federal nessa operação demonstra o compromisso em combater o crime organizado na região da Tríplice Fronteira, garantindo a segurança e a integridade das fronteiras do Brasil.
Mais Lidas
Publicidade