O mês de novembro é o escolhido para alertar sobre o câncer de próstata, considerado o mais comum no público masculino e a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Conforme o cirurgião oncológico do CEONC Hospital do Câncer, em Cascavel, doutor Fábio Henrique de Araújo, o indicado é realizar, a partir dos 40 anos de idade, o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico), pois apenas 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração do toque retal.
“Quando o resultado do PSA está acima do nível 4 há a suspeita do câncer de próstata. A indicação, nesse caso, é realizar a ressonância multiparamétrica da próstata, que é usada como rastreamento para definir se tem ou não a doença”, explica.
Segundo ele, por ser uma doença silenciosa, é necessário realizar o exame de sangue a partir dos 40 anos de idade ou diante de sinais, como dor ou desconforto ao urinar, diminuição do jato de urina ou sinais de sangue no sêmen ou urina. “Por serem sintomas inespecíficos, isso dificulta o diagnóstico, por isso da importância do rastreamento”, frisa.
Para prevenir a doença, o indicado é ter uma alimentação saudável e apostar no consumo diário de tomate, cenoura e pimentão, alimentos com alto nível de licopeno, que é considerado um antioxidante natural que diminui os radicais livres que estão envolvidos com o câncer de próstata. “Tomate é obrigatório na alimentação do homem. O selênio e o zinco também são importantes e estão presentes na castanha e nas frutas secas”, comenta.
Ainda conforme o médico, o tratamento para a doença é avançado e as chances de cura são altas. O tratamento é feito com bloqueio hormonal e radioterapia. “A maioria dos pacientes tem curva de sobrevida alta”, considera.
O que é a próstata? - É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Via: Assessoria CEONC Hospital do Câncer - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS