07 de maio de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Prefeitura de Cascavel altera critérios para apresentação de emendas impositivas em 2024

Além disso, a Prefeitura fica desobrigada de cumprir uma emenda caso a ação já tenha sido realizada com recursos de outras fontes...

Prefeitura de Cascavel altera critérios para apresentação de emendas impositivas em 2024

Foi aprovada em segunda votação, nesta segunda-feira (06), a Proposta de Emenda à Lei Orgânica (PEMLO) nº 2/2023, por 18 votos a 2. Apresentada pelo Poder Executivo, a proposta altera o artigo 67-A da Lei Orgânica, que trata das emendas impositivas dos vereadores ao orçamento municipal.

Para aprovar uma Emenda à Lei Orgânica são necessários os votos de dois terços do total de vereadores, ou seja, pelo menos 14 votos. A votação foi de 18 favoráveis e dois contrários, os vereadores Edson Souza (MDB) e Professora Liliam (PT).

Entre as alterações propostas, está a que muda a referência do percentual destinado às emendas impositivas, que atualmente é a receita corrente líquida, e passa a ser a receita efetivamente arrecadada. A prefeitura defende que a receita corrente é apenas uma expectativa de receita, que pode ou não ser concretizada, e que com a nova formulação garante que os recursos das emendas realmente existirão.

Além disso, a Prefeitura fica desobrigada de cumprir uma emenda caso a ação já tenha sido realizada com recursos de outras fontes, e o vereador autor pode destiná-la para outra ação de sua escolha. A desobrigação também passa a ser possível caso haja insuficiência do valor da programação no percentual superior a 20% do montante necessário apurado no momento do empenho da despesa.

“O Município está fazendo uma adequação, verificando que nós instituímos isso em 2023. Nesse primeiro ano de execução, detectamos alguns pontos que necessitam de ajustes e estamos aprimorando o cumprimento das emendas por parte do Poder Executivo”, explicou o líder de Governo, vereador Pedro Sampaio (Podemos).

Por: SOT/Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Flávio Ulsenheimer - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade