23 de janeiro de 2026

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Rede de apoio tem vários caminhos para tirar cidadão das ruas em Cascavel

Programa Vida Nova, Casa Pop, Albergue Noturno, ConstRua Cidadão, Inclusão Produtiva e Consultório na Rua são alguns dos serviços ofertados ...

Rede de apoio tem vários caminhos para tirar cidadão das ruas em Cascavel
© SOT

Cascavel pavimentou, ao longo dos últimos anos, uma série de caminhos que promove um resgate social e dá oportunidades às pessoas em situação de rua para recomeçarem suas vidas com dignidade. Uma sólida rede de apoio composta por equipes multidisciplinares leva carinho, atenção e amor para que essas pessoas tenham uma vida nova.

E o auxílio a essas pessoas acontece no momento que for necessário. O Programa de Abordagem Social oferece o serviço 24 horas. É só acionar o plantão pelo telefone (45) 98431-6376. Os profissionais identificam as pessoas em situação de risco e encaminham para os atendimentos na Rede Socioassistencial e Intersetorial. Desde o dia 1º de janeiro de 2023 até ontem (16), o serviço prestou atendimento a 1.253 pessoas em situação de rua.

“Aqueles que querem trabalhar, que procuram oportunidades, aqui é o lugar. Temos condições de atender a essas pessoas e dar os encaminhamentos necessários para uma nova vida, com dignidade. Só fica na rua quem quer, mas não é isso que nós queremos. Estamos dispostos a ajudar essas pessoas a deixarem as ruas, mas elas também precisam se ajudar. A rua não pode ser lar para ninguém”, destaca o prefeito Leonaldo Paranhos.

ConstRua Cidadão - E para quem deseja, de fato, mudar de vida, Cascavel oferece muitas oportunidades. Uma deles é o ConstRua Cidadão, que proporciona às pessoas em situação de rua a experiência de iniciação profissional e de oportunidade de geração de renda para construir um projeto de vida fora das ruas. O programa é vinculado à Casa Pop, onde as pessoas permanecem acolhidas e recebem uma bolsa para executar atividades laborais em órgãos e serviços do Município. Somente neste ano, 13 pessoas em situação de rua foram acompanhadas pelo programa.

Centro Pop - Serviço especializado oferecido para pessoas em situação de rua, fornecendo alimentação, apoio à higiene pessoal e assistência técnica para acesso à documentação civil, serviços públicos, oportunidades de emprego e busca por familiares ou redes de apoio. Entre outras demandas, a Casa Pop atendeu, de 1º de janeiro de 2023 até 16 de novembro, um total de 1.532 pessoas em situação de rua. 

Em 2023, a nova sede do Centro Pop estabeleceu parcerias para proporcionar ações de capacitação profissional em conjunto com o Sistema S. No mês de junho, uma palestra sobre asseio e higiene pessoal no ambiente de trabalho foi conduzida. Em agosto, um curso de qualificação profissional em corte de cabelo atraiu a participação de 20 pessoas em situação de rua. Neste mesmo mês, um workshop sobre a produção de pães e bolachas contou com a presença de 10 pessoas em situação de rua.

Casa Pop - Unidade de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua. Neste ano, até a data 16 de novembro, a unidade prestou atendimento a 169 pessoas em situação de rua.

Albergue Noturno André Luiz - Unidade de acolhimento para pessoas em situação de rua na modalidade Casa de Passagem. De 1º de janeiro de 2023 a 16 de novembro, a unidade prestou atendimento a 1.058 pessoas em situação de rua.

Cadastro Único e Programa Bolsa Família - Na base do Cadastro Único de Cascavel estão cadastradas 428 pessoas em situação de rua. Destas, 316 são beneficiárias do Programa Bolsa Família. 

A inserção da pessoa em situação de rua no Programa Bolsa Família é um importante apoio na construção de um projeto de vida fora das ruas na medida que o benefício torna-se importante para auxiliar com despesas de aluguel de imóvel, alimentação, entre outros.

Programa de Inclusão Produtiva - A Secretaria Municipal de Assistência Social oferta o Programa de Promoção da Integração ao Mundo do Trabalho, visando atender indivíduos em situação de vulnerabilidade social e integrá-los ao trabalho formal ou à Economia Solidária. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o programa encaminha participantes para cursos de capacitação em confecção têxtil, empreendedorismo, artesanato, alimentação e eletromecânica.

/Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação

Mais Lidas