Momento histórico para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cascavel. Na tarde desta terça-feira (28/11), através do trabalho do Deputado Estadual Marcio Pacheco, o secretário estadual de saúde do Paraná Beto Preto formalizou o repasse de R$1.804.221,02 para a conclusão do Centro de Saúde e habilitação da entidade.
Pela articulação do Deputado Marcio Pacheco junto à Secretária Estadual da Saúde (SESA) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE) foi possível, pela primeira vez, o repasse de recursos diretamente para a entidade.
“Estou imensamente feliz com essa conquista. Quem conhece o trabalho que as APAEs realizam sabe do tamanho da paixão e amor que existe lá dentro. Quando recebemos essa demanda, não medimos esforços junto ao Governo do Estado para possibilitar a liberação do recurso. Uma luta de um ano. Hoje é um dia histórico e inédito que vai promover a alegria de muita gente. Só temos a agradecer ao governador Ratinho Júnior e ao secretário Beto Preto”, afirmou o deputado Estadual, Marcio Pacheco.
O Secretário de saúde Beto Preto explicou que a SESA já possui convênio com as APAEs do Paraná por meio da compra de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que juntamente à PGE e principalmente solicitação do governador Ratinho Júnior foi possível assinar esse convênio inédito, onde o recurso será utilizado para a conclusão da obra e atender a toda a demanda da instituição na área da saúde.“Já temos convênios com as APAEs do Paraná para atendimentos pelo SUS e hoje assinamos, de maneira inédita, com a orientação do governador Ratinho Junior, este recurso para a finalização da obra deste espaço. É a primeira vez que o Governo destina recursos próprios para convênios de obras com as APAEs”, disse.
Atualmente, a APAE Cascavel realiza 5 mil atendimentos por mês, capacidade que dobrará com a ampliação. O espaço contará com 27 salas, uma estrutura moderna atendendo todos os critérios de acessibilidade, e proporcionará um ambiente adequado e unificado para as áreas de assistência social, terapias, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e hidroterapia, entre outros.
No piso inferior ficarão a recepção, consultórios médicos e odontológicos, fisioterapia, psicologia, banheiros, integração sensorial, piscina aquecida e vestiários. No superior, está previsto um auditório para reuniões, formação e capacitação de funcionários, grupos de estudos com famílias e outras atividades promovidas pela entidade.
O presidente da APAE de Cascavel, João Maschio, falou sobre a liberação do recurso. “É muito importante para nós recebermos esse apoio para terminarmos essa obra no próximo ano. Agradecemos pelo empenho de todos nessa quebra de paradigmas, e por toda a sensibilidade que tiveram com a Apae”, afirmou.
Estavam presentes na assinatura do convênio: Ian Sonda, diretor executivo da SESA; Vilson Basso, ex-presidente e APAEANO e Rosel Bobato, diretor da APAE.
Fundada em 1971, a Apae de Cascavel é uma associação civil, beneficente, com atuação nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo, pesquisa e outros, sem fins lucrativos ou de fins não econômicos.
Via: Assessoria Marcio Pacheco - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS