Licitação do Transporte Público em Cascavel é declarada deserta e novo processo é iIniciado
A licitação, que visa definir os rumos do transporte público na cidade, não atraiu participantes, levando as autoridades a reconsiderarem a modelagem proposta
A tão aguardada licitação do transporte público em Cascavel, que estava programada para esta quarta-feira (6), foi declarada 'deserta' devido à ausência de participantes. Diante dessa situação, a Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar) inicia imediatamente um novo processo licitatório.
A licitação, que visa definir os rumos do transporte público na cidade, não atraiu participantes, levando as autoridades a reconsiderarem a modelagem proposta. O transporte público é tratado como uma política pública em Cascavel, com investimentos em subsídios para garantir uma tarifa acessível à população.
Simoni Soares, presidente da Transitar, explica que o novo processo licitatório será desenvolvido dentro da nova Lei de Licitações, que agora permite procedimentos online, facilitando o acesso e participação de interessados.
"Agora começa do zero, nós vamos trabalhar uma nova licitação dentro da nova Lei de Licitações, passando a ser online. Algumas situações que hoje são prejudiciais para uma licitação dessa magnitude deixam de existir, então nós passaremos a tratá-la com uma nova modelagem", destaca Simoni.
A falta de concorrentes levanta preocupações em relação ao prazo, considerando que a licitação vigente encerra no final de junho. No entanto, Simoni tranquiliza, indicando que a experiência adquirida nos últimos dois anos no processo licitatório anterior facilitará o novo caminho.
Edson Zorek, procurador-geral do Município, assegura que será lançado um novo edital atrativo, buscando empresas que ofereçam serviços de qualidade a preços justos para a população.
"É bem possível que haja alterações. Temos que rever a modelagem, se essa modelagem proposta foi atrativa ou não, então é bem possível que haja alterações nesse edital. Os usuários podem ficar tranquilos que a gente está buscando o menor valor possível", afirma Zorek.
O Município, a Transitar e a Fipe realizarão uma análise detalhada do edital para identificar possíveis melhorias e atrair a participação de empresas comprometidas com a eficiência e qualidade do serviço de transporte público em Cascavel.