A destinação de parte do imposto de renda devido é uma forma legal e segura de ajudar as entidades com seus projetos sociais. O Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e região (Sincovel) tem incentivado os profissionais da área a informarem seus clientes sobre a importância da ação.
O presidete do Sincovel, Wiliam Fischer, explica que a porcentagem do IR que pode ser enviada aos projetos é de 10% para pessoas jurídicas e de até 9% para pessoas físicas, obedecendo os critérios de distribuição e limites para cada tipo de incentivo fiscal vigentes. Ele reitera, ainda, que as empresas podem destinar até 1% para cada fundo (infância/adolescência e idosos), para o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas), 2% para projetos esportivos e até 4% para projetos culturais.
Já as pessoas físicas podem destinar até 7% para Lei de Incentivo ao Esporte, (isoladamente) ou cumulativo com a Lei de Incentivo à Cultura, Fundo do Idoso e da Infância; 1% para o Pronon e o mesmo percentual para o Pronas. Para destinar aos Fundos da Criança e do Idoso é possível escolher qualquer entidade cadastrada nos Conselhos Municipais e Cascavel para doação, acessando o site: https://www.assistirvidas.com.br/.
“Para os projetos de incentivo à cultura e esporte, Pronon e Pronas é preciso que o proponente apresente para a PF ou PJ os Diários Oficiais que aprovam os projetos que autorizam a captar os recursos do Imposto de Renda e que estejam com o prazo de captação vigentes”, comenta.
A recomendação é que os interessados entrem em contato com o profissional contador para sanar dúvidas, com o Sincovel ou com o Instituto Décio Mertz (IDM), no telefone (45) 3223-8115. O Sincovel e o IDM são parte da campanha "Tributo à Cidadania", em apoio a prefeitura e a secretaria de ação social.
Via: Assessoria Sincovel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS