Corbélia

Prefeito de Corbélia propõe projeto "Desenvolve Corbélia" para estimular economia local

O projeto visa instituir uma política pública de Desenvolvimento Local com base nas...

16 jan 24 - 17h48 Atualizado 16 jan 24 - 18h25 Redação SOT
Prefeito de Corbélia propõe projeto "Desenvolve Corbélia" para estimular economia local

O prefeito de Corbélia, Dr. Giovani Miguel Wolf Hnatuw, apresentará à Câmara Municipal o Projeto de Lei "DESENVOLVE CORBÉLIA", uma iniciativa voltada para o desenvolvimento econômico local por meio do estímulo às microempresas e empresas de pequeno porte nas contratações públicas municipais.

O projeto visa instituir uma política pública de Desenvolvimento Local com base nas Compras Públicas, priorizando essas empresas nas licitações da administração municipal. O principal objetivo é aumentar a participação de negócios locais e regionais nos processos de compra pública, proporcionando vantagens competitivas, como a possibilidade de oferecer lances com até 10% de diferença em relação a empresas não sediadas na região.

A proposta, que deverá ser encaminhada à Câmara ainda no final de janeiro, estabelece diretrizes para ampliar a participação de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte nas licitações. Isso inclui a criação de cadastros próprios, planejamento anual das contratações públicas, padronização de especificações e a utilização de licitação por item.

O Secretário da Fazenda, José Wanderley Martins, detalha que o programa simplifica a habilitação em licitações, eliminando a exigência de balanço patrimonial do último exercício social em processos para fornecimento de bens pronta entrega ou locação de materiais. Além disso, propõe processos licitatórios exclusivos para microempresas e empresas de pequeno porte em contratações de até R$ 80.000,00.

A iniciativa inclui ainda treinamento e capacitação da equipe interna dos servidores envolvidos nas compras públicas, ampliação da divulgação dos editais de compras e estabelecimento de prazo de 30 dias para pagamento das micro e pequenas empresas após a entrega dos produtos.

O prefeito destaca que o projeto busca impulsionar a economia local, promover o crescimento das empresas da área e gerar impactos positivos no desenvolvimento social e econômico da região. A proposta reforça o compromisso do município com a simplificação, desburocratização e transparência nos processos de compras públicas.

O Projeto de Lei está em fase de conclusão e será encaminhado para aprovação da Câmara de Vereadores até o final de janeiro.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.