Cascavel

Biblioteca Pública de Cascavel realiza mais de 9 mil empréstimos gratuitos de livros em 2023

Mais leitores: Busca por obras aumenta 11%. Confira a lista dos 10 livros mais empr...

23 jan 24 - 09h58 Atualizado 23 jan 24 - 12h29 Redação SOT
Biblioteca Pública de Cascavel realiza mais de 9 mil empréstimos gratuitos de livros em 2023

O universo dos livros abre uma porta para um mundo de imaginação, emoções e conhecimento. Uma boa obra pode nos levar a lugares inusitados e nos transportar para dentro de novas histórias. Os cascavelenses estão cientes do poder da leitura e compareceram em peso na Biblioteca Pública Sandálio dos Santos em 2023. Mais de 16 mil pessoas passaram pelo espaço no ano passado, seja para ouvir as contações de história, para fazer pesquisas acadêmicas ou até mesmo buscar um espaço para ler. 

Ano passado também teve muita gente que levou uma obra para casa. Foram emprestados 9.123 livros, o número é 11% superior que o registrado em 2022, quando tiveram 8.197 empréstimos.

Conforme balanço da Secretaria de Cultura, entre as 10 obras mais requisitadas pelos cascavelenses, a literatura infantojuvenil tem sido a preferência, o que reflete também a formação de novos leitores, uma vez que são as crianças que geralmente buscam esses livros. As obras que acabam caindo nos vestibulares também estão na lista. Confira o ranking abaixo:

10 LIVROS MAIS EMPRESTADOS EM 2023

1 – Diário de um Banana -  Jeff Kinney

2 – Os Tambores Silenciosos – Josué Guimarães

3 – Seminário dos Ratos – Lygia Fagundes Telles

4 - Quarto de Despejo - Carolina Maria de Jesus 

5 - O Último Olimpíano (Série Percy Jackson) – Rick Riordan

6 – Percy Jackson - O Ladrão de Raios - Rock Riordan 

7 - Quem pensa enriquece - Napoleon Hill 

8 - O mar de monstro (série Percy Jackson) Rick Riodan 

9 - Sagarana - João Guimarães Rosa

10 - A batalha do labirinto (série Percy Jackson) - Rick Riordan  

Um fato curioso é que o leitor que fez mais empréstimos teve 83 obras retiradas na biblioteca. E ainda em 2023, houve um acréscimo de 892 usuários ao local. 

A Biblioteca Pública de Cascavel é um espaço destinado à cultura e um verdadeiro patrimônio do conhecimento, localizada bem no Centro da cidade. O local é gratuito e aberto a toda comunidade. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Rua Paraná, nº 2786.

Com um acervo riquíssimo, com cerca de 85 mil exemplares, entre livros, revistas, artigos, jornais e outros, a procura por empréstimos é intensa. Além disso, a Biblioteca também faz um trabalho de incentivo à leitura, com ações descentralizadas pela cidade.

CARTEIRINHA - Ficou interessado em emprestar os livros da Biblioteca? Para fazer o cadastro, é necessário um documento de identidade com foto, número de CPF, três números de telefone para referência, comprovante de residência e R$ 1 para plastificação.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.