As constantes chuvas e o descuido dos moradores têm contribuído para um preocupante aumento no número de focos de dengue em Corbélia, alerta a Secretaria Municipal de Saúde. Segundo estimativas, cerca de metade dos imóveis visitados pelos agentes de endemias apresentam larvas do mosquito Aedes aegypti.
O Engenheiro Ambiental Augusto Tomazzoni Lubenow ressalta a urgência da situação, enfatizando que as larvas encontradas atualmente se tornarão transmissores da doença em questão de dias. Ele destaca a importância da colaboração da população para conter a disseminação do mosquito, especialmente atentando-se aos potenciais criadouros, como recipientes de água para animais e piscinas infantis.
A equipe de endemias, composta por 12 agentes, tem intensificado os esforços, porém, o Bairro Vila São José é apontado como o mais afetado. Entretanto, há um alto número de focos em todas as regiões de Corbélia, evidenciando a gravidade da situação.
Além do aumento nas notificações, dois casos de dengue foram confirmados no Distrito de Ouro Verde do Piquiri, com mais dois casos suspeitos na mesma região. Diante desse cenário, medidas como o "bloqueio" serão implementadas, incluindo a aplicação do fumacê na área afetada.
Augusto reforça que a medida mais eficaz é a eliminação dos focos de proliferação do mosquito, incentivando a população a manter seus quintais livres de qualquer acúmulo de água parada. A conscientização e ações preventivas são fundamentais para evitar um novo surto da doença, conclui o especialista.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Secom/Corbélia
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS