Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde mostra o perfil das pessoas acometidas pela Covid-19
Dados revelam além da faixa etária, a colocação profissional de cada paciente......
Nessa quarta-feira (01), a Secretaria de Saúde de Cascavel disponibilizou um Boletim Epidemiológico com dados sobre a Covid-19 no município. Os dados foram contabilizados desde o inicio da pandemia até o dia 27 de junho (semana epidemiológica nº 26).
Entre várias informações, o boletim traz o perfil das pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus. No período analisado, 25% das pessoas contaminadas pela Covid-19 tem entre 30 e 39 anos, seguido das pessoas entre 20 e 29 anos (23%); entre 40 e 49 anos (22%); entre 50 e 59 anos (15%). O que mostra que a maior parte dos infectados no município fazem parte da faixa etária produtiva.
Outro dado relevante na análise feita pelas autoridade de saúde do município é quanto a ocupação profissional das pessoas infectadas pela Covid-19. Entre as 50 ocupações mais acometidas pelo novo coronavírus, temos 14% de profissionais da saúde (somando com profissionais de laboratórios), os profissionais da segurança pública, estudantes da área de Saúde somaram 1% cada. Aposentados e donas de casa, somam menos de 10%.
Ainda segundo o Boletim Epidemiológico, 88% das mortes ocorreram em pacientes que apresentavam alguma comorbidades, no entanto, quase 12% dos óbitos não apresentavam nenhum tipo de doença associada.
Quando se compara os casos confirmados da doença, em que predomina a faixa etária produtiva (população de 20 a 59 anos), com os óbitos no qual predomina a faixa etária acima de 60 anos, percebe-se que a população trabalhadora está levando o vírus pra casa e contaminando os idosos e crônicos, que são justamente a população de risco para a covid-19.
Taxa de letalidade
A taxa de letalidade pela Covid-19, em Cascavel, é menor do que a apresentada pelo Estado e Brasil. Essa taxa é calculada com base no numero de óbitos da doença pelo total de contaminados e demonstra a capacidade de atendimento aos pacientes. Ou seja a baixa letalidade demonstra todo o esforço do gestor em por as estruturas de saúde para atendimento a população, que vai desde a abertura do centro de triagem, abertura do hospital de retaguarda, ampliação de leitos de UTI.
“Os dados apresentados são basilares de todas ferramentas e serviços que diariamente disponibilizamos às pessoas, caso precisem do sistema público de saúde. A Secretaria de Saúde e a Prefeitura jamais mediram esforços para orientar sobre as medidas necessárias que devem ser adotadas pela população (máscara, higienização das mãos, distanciamento e isolamento social) e a ampliação dos serviços ao longo dessa pandemia”, destacou o Secretário de Saúde, Thiago Daross Stefanello.
Entre as mais recentes estruturas colocadas em funcionamento são o Hospital de Retaguarda com 14 leitos de UTI e 28 de enfermaria, neste momento, exclusivo para pacientes da Covid-19. Além do Hospital de Campanha/Centro de Triagem, que já realizou 635 atendimentos em apenas 9 dias com funcionamento de domingo à domingo das 7h às 19 horas.
Leia Também
Mais Lidas
Aeronave faz pouso de emergência após falha no trem de pouso em Cascavel
Com 117 novas casas, Conjunto Favo de Mel chega a 85% de conclusão e dá esperança de nova vida para famílias
Motorista abandona veículo com placa clonada após perseguição em Cascavel
Polícia Rodoviária Federal apreende mais de uma tonelada de maconha oculta em carga de sucata na BR-277 em Cascavel