Saturday, 05 de April de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco

Cascavel

Dia de festa na Escola Irene Rickli, com entrega de prêmios do MPT-PR

Alunos da escola conquistaram o 3° lugar na etapa estadual, na categoria música, do concurso MPT na Escola de 2023

Dia de festa na Escola Irene Rickli, com entrega de prêmios do MPT-PR

Ainda nesta primeira semana de aula a rotina dos alunos da Escola Municipal Irene Rickli, no Bairro Cascavel Velho, foi quebrada, mas por uma excelente causa! Uma verdadeira festa se formou para a premiação dos alunos Arthur Ribeiro Prado, Emanuelle Espindola, Bianka Martins Abreu e Rafaelly Pinheiro Martins dos Santos, atualmente no 5º ano, que em 2023, sob orientação dos professores Danieli Vieira da Silva e Alexandre Fialho, conquistaram o 3º lugar na categoria Música, do Prêmio MPT na Escola - Etapa Estadual, com a canção "Criança não trabalha".

Foram 281 trabalhos selecionados para a etapa estadual, referentes aos 106 municípios participantes. Ao todo, 412.644 estudantes e 3.761 escolas participaram do concurso em diversas categorias, como conto, desenho, poesia e música. Mas todos estes números não assustaram a dupla de professores e o grupo de alunos, cujos nomes saíram de uma escola periférica de Cascavel, para brilhar em nível de estado, com a música composta coletivamente.

A empreitada desta turminha ficou famosa em Cascavel, com a participação em diversos veículos de comunicação e hoje (7) foi o grande dia da entrega dos prêmios, que foi feita pela secretária Marcia Baldini, acompanhada da diretora da escola, Helena Paiva Bobato, a coordenadora Adriana Marchry Pereira Lunelli e as coordenadoras do Projeto no Município, Clenilza Lemos da Silva e Elisiane Silva. Diante de todos os colegas, os alunos receberam medalhas e foram presenteados cada um com um notebook. A Escola Irene Rickli ainda ganhou uma linda placa pela participação e os professores receberam, cada um, um aparelho Echo Dot Alexa.

Os demais alunos da escola vibraram com a conquista dos colegas e compartilharam do orgulho e do sentimento de estarem bem representados diante de uma conquista tão importante. Que o diga o Arthur Ribeiro Prado, que vai levar pra casa uma excelente ferramenta para alavancar ainda mais nos seus estudos. “É muito legal. A gente compôs essa poesia e o professor nos ajudou a transformar ela em música e eu fico muito feliz e orgulhoso com o prêmio que está nas nossas mãos agora”.

As falas dos professores e alunos demonstram que muito mais importante que o prêmio, foi a lição que o concurso deixou com relação ao combate ao trabalho infantil.  A Rafaelly Pinheiro Martins dos Santos deixou o recado. “É muito legar participar conscientizando sobre algo que acontece no mundo, que muitas crianças estão trabalhando e a gente pode estar na nossa escola brincando e estudando”. Já a professora Danieli enfatizou a importância de todo o conteúdo que foi trabalhado para a participação no concurso. “A importância está em conscientizar a sociedade de que o trabalho infantil não pode acontecer e que o lugar de criança é na escola e só temos a  agradecer pelo sentimento de valorização pelo nosso trabalho”.

O professor Alexandre, que deu o toque de musicalidade à composição dos alunos, falou da satisfação em ver os talentos da Rede Municipal serem revelados para todo o estado do Paraná. “Eu estou muito contente de poder participar e demonstrar que a Rede Municipal tem talento. Eu fico feliz e sempre falo isso para a comunidade. E ver a comunidade sendo reconhecida é muito importante pra gente!”.

MPT na Escola - O Projeto do Ministério Público do Trabalho na Escola iniciou no Ceará em 2008, a partir de 2011 foi expandido  para os demais estados brasileiros. Em Cascavel iniciou em 2019 e tem sido uma estratégia relevante no combate à exploração do trabalho infantil. Tem como objetivos: romper com as barreiras e mitos culturais; conscientizar a sociedade por meio da comunidade escolar e fortalecer o sistema de garantias de direitos de crianças e adolescentes. É composto de três etapas: municipal, estadual e nacional.  O MPT disponibiliza os materiais a serem trabalhados na Escola, posteriormente opta-se por uma das quatro categorias Conto, Poesia, Desenho ou Música para desenvolver o trabalho final com os alunos.

Em 2023 Cascavel teve grande participação das escolas. A premiação em nível municipal aconteceu no dia 12 de junho de 2023, Dia Nacional e Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, premiando também as categorias Conto, Poesia e Desenho, sendo que a categoria Música foi selecionada para concorrer com todo o estado e alcançou o terceiro lugar.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação

Publicidade

Tags:

Publicidade

Mais Lidas

Publicidade