A região Oeste é uma das mais dinâmicas do Estado do Paraná em todas as áreas de atuação. Fronteira com dois países, com um solo riquíssimo, população jovem e um modelo de trabalho cooperativista, de diálogo aberto com o Poder Público e as Universidades, a região tem experimentado um crescimento populacional impressionante nos últimos anos e em Cascavel não é diferente. Todo esse avanço não deixa de impactar diretamente na Educação e não é coincidência que às vésperas da inauguração da Fábrica de Prédios, o município também sedia um importante evento sobre práticas inovadoras na Educação, que vem de encontro às necessidades educacionais de uma cidade com tamanha expansão.
Aconteceu hoje (22), no Ceavel, a "Oficina de Trabalho para Práticas Inovadoras na Educação", uma ação promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Paraná (Araucária) e pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O encontro inédito é de grande relevância para as iniciativas de fortalecimento e construção de um diálogo permanente com a sociedade, visando uma educação pública de qualidade.
A secretária de Educação, Marcia Baldini, abriu o intercâmbio, na manhã de hoje, acompanhada do professor Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária, do professor Raimundo Nogueira da Costa Filho, presidente da Funcap, da professora Adriana Furlanetto, assistente da chefia do Núcleo Regional de Educação, e a professora Sanimar Bussi, pró-reitora de Pequisa e Pós-Graduação da Unioeste.
A Secretária Marcia Baldini ressaltou que este é um momento único para Cascavel. “Nos meus 30 anos de trabalho nós nunca tivemos um evento nessa magnitude para discutir, aprimorar a buscar novos encaminhamentos em relação à parceria público privada, em relação à qualidade de ensino e em relação a novos projetos”.
A manhã foi cheia, com palestra sobre o Programa Cientista Chefe, que acontece no estado do Ceará, a apresentação das experiências de sucesso do NRE de Cascavel, seguida de palestra com o presidente da Funcap, sobre ‘Experiências de articulação entre a pesquisa acadêmica e as necessidades da sociedade’, e a fala do presidente da Fundação Araucária sobre a atuação da fundação na promoção de desenvolvimento do Paraná a partir de ações articuladas.
Para o período da tarde a pauta incluiu a nova escola que faz parte do Bairro Integrado Ecoparque, que será executado a partir da Fábrica de Prédios, apresentada pelo CEO Francisco Simeão Rodrigues Neto, os avanços de Cascavel e o seu destaque na redução dos índices de desigualdades, apresentados pela Secretária Marcia Baldini, e o sucesso nos índices do IDEB alcançados pelo município de Sobral, apresentados de forma online pelo secretário de Educação do município, Francisco Herbert de Lima Vasconselos.
Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS