Cascavel

Educação: Visita técnica marca início do Projeto Caminho Verde em 2024

Professores do Infantil IV dos Cmeis passaram por formação teórica e prática no Zoo...

23 fev 24 - 10h00 Atualizado 23 fev 24 - 11h48 Luiz Felipe Max
Educação: Visita técnica marca início do Projeto Caminho Verde em 2024

Cascavel possui a maior reserva ecológica urbana do Sul do Brasil e conta ainda com inúmeros parques ambientais espalhados pelo Município. Um verdadeiro “Caminho Verde” à disposição da população, que muitas vezes não é trilhado com a consciência ambiental que merece. Com o objetivo de mudar este olhar ainda na primeira infância, surgiu o Projeto Caminho Verde, que é fruto de parceria entre as Secretaria de Educação e do Meio Ambiente e visa despertar interesses e motivos para aprender, por meio de uma experiência de estudo de campo aos alunos do Infantil IV da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel.

O Projeto já acontece desde 2017 em Cascavel e a edição de 2024 teve início esta semana, com a formação dos professores que acompanharão os alunos em atividades em sala de aula e também na aula de campo, durante visita ao Zoológico (Parque Municipal Danilo Galafassi). A formação, que aconteceu no próprio zoológico, na terça (20) e na quarta-feira (21), reunindo neste primeiro momento, cerca de 80 Professores de Educação Infantil e Coordenadores Pedagógicos dos Cmeis.

Neste semestre tanto a formação quanto as aulas de campo acontecem com professores e alunos do Infantil IV dos Cmeis (1.500 alunos) e no segundo semestre o projeto abrangerá as turmas de Infantil IV das Escolas Municipais (2.300 alunos). Destaca-se que a iniciativa tem sido referência para outros municípios. 

Segundo a coordenadora pedagógica municipal, Débora Stratmann Santos, levar os professores para a formação no espaço em que ocorrerá a aula de campo com os alunos têm o objetivo de proporcionar a eles um pouco do dia a dia no Zoológico, “mostrar a eles essa vivência, do funcionamento do Zoo, da alimentação, do trato com os animais, a organização do trabalho diário dos servidores, que é algo que não se vê nas visitas da população”.

A formação dos professores de Educação Infantil acontece em duas etapas: teórica e prática. Num primeiro momento os educadores recebem orientações pedagógicas das coordenadoras da Semed e em seguida, ainda dentro da parte teórica, a bióloga, Vanilce Pereira de Oliveira, traz informações em relação ao trabalho desenvolvido no Zoológico.

A parte prática é, sem dúvidas o momento alto da formação, com visita às áreas de manejo, com a oportunidade de ver ainda mais de perto animais como os grandes felinos e as serpentes, sendo que na visita ao serpentário, os professores mais corajosos podem até manipular sob supervisão, cobras não peçonhentas.

O momento proporcionou vivências e experiências aos profissionais da educação que enriquecerão o trabalho desenvolvido em sala de aula e qualificará o estudo de campo que será realizado pelos alunos. “O Caminho Verde não se resume à aula de campo. Começa com a formação dos professores, tem continuidade nas ações docentes, nos encaminhamentos que serão dados em sala de aula, em seguida é realizada a aula de campo com os alunos e finaliza com a sistematização dos conteúdos trabalhados. Toda a organização visa propiciar aos alunos, por meio da pesquisa, conhecimentos relacionados à educação ambiental em conformidade com os conteúdos do Currículo.”, conclui Débora.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.