Implantação da infraestrutura e dos ônibus elétricos comprados pela Prefeitura avança em Cascavel
Modelo de teste realiza primeira viagem com motoristas em treinamento. Todos os veículos começarão a operar efetivamente em maio em toda a cidade...
A história do transporte público em Cascavel vive hoje (22) o início de uma nova era no serviço. A Prefeitura de Cascavel comprou 15 ônibus elétricos para compor a frota, que presta o serviço à comunidade. Um avanço que pode ser referência para outras cidades do mesmo porte. E nesta quinta-feira, os motoristas que vão dirigir esses veículos pelas ruas do Município fizeram a primeira viagem com um modelo de testes no treinamento de 76 profissionais que assumirão o volante. Autoridades e imprensa também acompanharam o percurso que passou pela Avenida Brasil até o Terminal de Transbordo Oeste.
A escolha estratégica de adquirir diretamente os veículos pelo Município visa garantir um valor de passagem justo para os usuários. Ao serem incorporados à frota pela Prefeitura, o custo dos ônibus não será adicionado à planilha de tarifas.
O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que o avanço na eletromobilidade é a realização de um sonho e antecipa que os 15 ônibus deverão a começar a operar efetivamente no dia 1º de maio. O chefe do Executivo pontua os benefícios de ter esse incremento na cidade. “Isso é economia sustentável, sem poluição, com sistema de monitoramento e conforto para quem usa o veículo. O nosso objetivo é que o Município possa por ano trocar 10% da frota. Nosso planejamento foi exatamente em 10 anos a gente trocar 100% da frota, que hoje é em torno de 150 ônibus. Nós estamos entrando agora com 15 ônibus, 13 modelo padrão e dois que são os articulados”, detalha.
O projeto de eletromobilidade também contempla a geração de energia limpa, por meio da Usina Fotovoltaica, que está sendo implementada no Aterro Sanitário e também do Eletroterminal, que está em obras ao lado do Terminal Oeste.
A presidente da Transitar, Simoni Soares, pontua que a palavra de ordem é inovação no transporte coletivo em Cascavel, que marca o início da transformação de descarbonização da frota. “Nós falamos de um projeto que vai desde a geração de energia limpa até o consumo através dos ônibus elétricos. E essa é uma etapa importantíssima do processo: a capacitação dos motoristas que vão conduzir esses veículos, e que tem um papel de destaque para a garantia de uma operação adequada, sendo que a dirigibilidade impacta diretamente na performance do veículo. É um momento especial para nós, porque é o início da efetivação do projeto”, conta.
Os ônibus terão ar-condicionado, avisos sonoros, além de serem super silenciosos. “Para as pessoas que saem do trabalho cansadas e precisam ter esse conforto e segurança. O veículo vem equipado com seis câmeras de monitoramento e estão diretamente ligados ao painel do motorista, que hoje é o principal ator na operação do sistema. Os ônibus têm pontos cegos, então, o motorista tem uma tecnologia que permite a visualização destes pontos, trazendo maior segurança na direção, e é claro, representa qualidade de vida para toda a população, com a preocupação ambiental”, observa Simoni Soares.
O vice-prefeito Renato Silva frisa que “o grande desafio é fazer mais com menos, é melhorar a qualidade do transporte como um todo, sem aumentar custos: vamos implantar o que tem de melhor no Brasil e no mundo no transporte público para facilitar a vida das pessoas sem aumentar custos e sem ferir a natureza", finaliza.