No dia 29 de fevereiro, que ocorre apenas a cada quatro anos, o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) registrou um momento especial: o nascimento de 11 bebês no Centro Obstétrico. O primeiro bebê veio ao mundo de forma natural às 00h04, pesando 3.110 quilos e medindo 48 centímetros.
Kassandra Marcela dos Santos, mãe da pequena Ayla Eloá, foi a primeira criança a nascer no dia 29 de fevereiro de 2024 no HUOP. Ela conta que não esperava que a filha nascesse nessa data, mas sabia que seria um parto normal. "Na verdade, eu estava esperando que ela nascesse no dia 24, mas houve um pequeno atraso e ela veio hoje, no dia 29 de fevereiro", relatou a mãe.
O registro de nascimento - Em 2012, a lei federal Lei nº 12.662/2012 (de 5 de junho de 2012), determina que os cartórios registrem a data real de nascimento nos documentos do recém-nascido. Antigamente, era comum mudança da data de nascimento nesta circunstância. (Essa nova lei assegura validade nacional à Declaração de Nascido Vivo (DNV), regula sua expedição, alterando a Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973).
Portanto, para quem nasce em 29 de fevereiro, o aniversário ocorre apenas a cada quatro anos. Essa conta deu origem à expressão de que quem nasceu em ano bissexto é mais jovem por muito mais tempo, demorando para envelhecer como as demais pessoas.
Via: Assessoria Hospital Universitário - Foto: Guilherme Silveira
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS