Cascavel

Dia mundial da obesidade: Programa implantado no HUOP há 12 anos comemora transformação de vidas

Pelo menos 30% dos brasileiros adultos e 15,7% das crianças e adolescentes deverão...

04 mar 24 - 18h17 Luiz Felipe Max
Dia mundial da obesidade: Programa implantado no HUOP há 12 anos comemora transformação de vidas

 4 de março foi instituído como Dia Mundial da Obesidade pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a Federação Mundial de Obesidade, com os dados do Atlas Mundial da Obesidade de 2022, prevê-se que em 2030, pelo menos 30% dos brasileiros adultos e 15,7% das crianças e adolescentes deverão apresentar algum grau de obesidade e a perspectiva é que esse percentual possa dobrar até 2035.

O Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário (HUOP) existe há 12 anos e nesta data sobre conscientização mostra duas histórias de pacientes que fazem parte do serviço e que em um ano de acompanhamento eliminam cerca de 30 a 35 quilos de gordura, mudando a rotina alimentar com a rede de apoio oferecida pelo HUOP.

Gilberto Rodrigues Borges, 34 anos, é auxiliar de produção e mora em Boa Vista da Aparecida. Ele é paciente do serviço oferecido de forma gratuita no HUOP e eliminou cerca de 35 quilos ao controlar a alimentação e realizar caminhada diariamente como atividade física. "Entrei no programa com 165kg e atualmente estou com 132KG e não pretendo parar por aí, quero chegar pelo menos aos 110kg e fazer o procedimento se for necessário. Comecei a engordar em 2014, na época eu tinha uma vida ativa, jogava futebol, pesava em cerca de 100 quilos, depois comecei a engordar e não parei mais. Hoje sei que é possível ter uma vida mais saudável de forma consciente" finalizou o paciente.

Outra história é da Joraci da Cruz, 38 anos, moradora de Quedas do Iguaçu, ela entrou no serviço pesando 144 quilos e hoje está com 30 quilos a menos, peso alcançado de forma saudável. "Eu caminhava e sentia muita dor nos pés e nas pernas, eu chegava em casa cansada, qualquer tarefa diária que fosse fazer parecia que ia morrer, tinha que ir fazendo de pouquinho em pouquinho. Nesse um ano aqui, eu tive muita vitória. Só basta querer e ter força de vontade. Faço minha caminhada diária às 5h30 da manhã e vou seguindo meu dia com minhas atividades e cuidando da minha alimentação, troquei pão branco pelo integral, arroz normal pelo integral, passei a comer muita salada e carne branca/vermelha" ressaltou Joraci.

O coordenador do Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do HUOP, doutor Allan Cézar Faria de Araújo, destaca que os dados de sobrepeso e obesidade da população no Estado são motivo de preocupação para os profissionais de saúde. Segundo os levantamentos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) do Ministério da Saúde, os índices de crianças, adolescentes e adultos com sobrepeso e obesidade no Paraná atingiram 59% em 2023. Esse dado representa um salto significativo de quase 18% em comparação com 2013, quando o percentual era de 40,77%. Portanto, é crucial abordar a questão da obesidade e conscientizar as pessoas de que se trata de uma doença que afeta cada vez mais a população e pode levar a outras comorbidades, como diabetes, pressão alta, AVC (Acidente Vascular Cerebral), problemas nas articulações, dificuldades respiratórias e outras complicações.

Para acessar o Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica (SOCB), siga os seguintes passos:

1. Avaliação Inicial: A pessoa deve passar por uma avaliação com um profissional em uma unidade básica de saúde de sua cidade ou região.

2. Encaminhamento: Após a avaliação profissional, pedido será encaminhado para as 9ª, 10ª e 20ª Regionais de Saúde.

3. Chegada ao SOCB: Depois de passar pelas etapas anteriores; o próximo passo é chegar ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), onde o SOCB está localizado e o paciente irá fazer parte do grupo com acompanhamento profissional.

Via: Assessoria Hospital Universitário - Foto: Guilherme Silveira/HUOP


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.