Cascavel

HUOP: Ceapac recebe doações de brinquedos e equipamentos para terapia multidisciplinar

O Ceapac é responsável pelo atendimento de mais de 2,5 milhões de habitantes e comp...

05 mar 24 - 22h13 Luiz Felipe Max
HUOP: Ceapac recebe doações de brinquedos e equipamentos para terapia multidisciplinar

O Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Craniofaciais (Ceapac) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) recebeu, na manhã desta terça-feira (5), a doação de novos brinquedos e equipamentos terapêuticos do Rotary Club de Cascavel e apoiada pela Fundação Rotária.

A coordenadora do Ceapac, Mariângela, ressaltou a importância do projeto: "Sala de terapias multiprofissionais: Brincadeira é coisa séria!” para os pacientes que recebem tratamento na instituição. “Esse projeto desempenha um papel crucial no tratamento dos pacientes, especialmente para os pequenos, que estão em recuperação e reaprendendo a mastigar corretamente os alimentos. Aqui temos mais de 60 profissionais que trabalham em prol de cada paciente, e receber doações como essa de hoje nos ajuda a mudar muitas vidas”, destacou a coordenadora.

Daniela Lopes de Oliveira, fonoaudióloga do Ceapac, explicou que os materiais terapêuticos são peças fundamentais para a evolução e recuperação de cada paciente. “Com este projeto em mãos, buscamos o Rotary e mostramos o que precisávamos para melhorar o acompanhamento em cada atendimento realizado, e o Rotary acolheu a ideia e trouxe todos esses materiais para a sala de terapia multidisciplinar. Com isso, podemos evoluir cada vez mais durante os atendimentos prestados”, explicou Daniela.

Sonia Taube Linero, presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária: 23/25 D4640, ressaltou: “Hoje é um dia feliz para os rotarianos ao ver este projeto, mesmo que pequeno, mas muito importante, com valor imensurável para ajudar aqueles que precisam e buscam o atendimento do Ceapac. Estamos no Rotary para servir e ajudar nossas comunidades; fazer parte deste momento é algo único para nós”, finalizou Sonia.

 O diretor geral do HUOP, Rafael Muniz de Oliveira e o presidente do Rotary Club de Cascavel, Marcelo Palma e demais membros também estiveram presentes na entrega dos materiais para o Ceapac.

11 ANOS DE HISTÓRIA - O Ceapac é responsável pelo atendimento de mais de 2,5 milhões de habitantes e completou 11 anos de história em 25 de fevereiro.

Ao longo de 2023, foram realizados cerca de 24.615 atendimentos ambulatoriais para a população de Cascavel e região oeste do estado, além de aproximadamente 210 cirurgias em pacientes com anomalias craniofaciais.

Com um total de 56.657 atendimentos ambulatoriais nos últimos três anos, esses números se dividem em: 17.460 atendimentos em 2021, cerca de 14.582 atendimentos em 2022 e mais de 24 mil em 2023. A coordenadora do Ceapac, Mariângela Monteiro de Melo Baltazar, vê esse total de atendimentos como a concretização de todo o trabalho realizado na instituição. Mariângela ressaltou que os mais de 60 profissionais que atuam em oito áreas necessárias para a reabilitação - odontologia, medicina, enfermagem, fonoaudiologia, genética, nutrição, psicologia e serviço social - são fundamentais para que o Ceapac alcance esses números satisfatórios na oferta de serviços de saúde de alta complexidade.

O Ceapac já atendeu pacientes de outros países, como Paraguai, Argentina, Venezuela e Haiti, além de todos os pacientes provenientes da macrorregião oeste do Paraná. "Nesses 11 anos de história, o Ceapac realizou aproximadamente 97 mil atendimentos e/ou procedimentos ambulatoriais em 1.902 pacientes. Ao longo desses anos, foram realizadas cerca de 580 cirurgias de todas as especialidades", comemorou Mariângela. 

Via: Assessoria Hospital Universitário - Foto: Guilherme Silveira/HUOP


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.