19 de janeiro de 2026

Cascavel

Fale conosco

Paraná

Show Rural terá várias ações à correta destinação de mais de 300 t de resíduos

Desde a sua criação, em 1989, o Show Rural mantém forte conexão com o meio ambiente ao levar aos produtores rurais técnicas de manejo alinhadas ao respeito à natureza...

Show Rural terá várias ações à correta destinação de mais de 300 t de resíduos
© Divulgação

Um dos três maiores eventos técnicos do agronegócio mundial, o Show Rural Coopavel abrirá, no início de fevereiro, o calendário das grandes feiras do agro no Brasil reafirmando seu compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade. Em sua 38ª edição, o evento adotará uma série de ações voltadas à correta destinação de mais de 300 toneladas de resíduos, volume registrado na edição anterior e que tende a crescer neste ano.

Desde a sua criação, em 1989, o Show Rural mantém forte conexão com o meio ambiente ao levar aos produtores rurais técnicas de manejo alinhadas ao respeito à natureza, à fertilidade do solo e à proteção de rios e outros recursos naturais. Esse cuidado se reflete não apenas nos conteúdos técnicos apresentados, mas também nas ações e na forma como o próprio evento é planejado e executado ao longo de sua história.


Triagem

Segundo a engenheira ambiental Lucimar Novaes, no Show Rural 2026 as ações ambientais estarão concentradas principalmente nas temáticas de resíduos sólidos e recursos hídricos. No que se refere aos resíduos, será mantida a operação da Unidade de Triagem, inaugurada no ano passado e responsável pelo recebimento, segregação e destinação ambientalmente correta de todo o material gerado nas fases de montagem, durante a realização do evento e também na desmontagem dos estandes.

No ano passado, o Show Rural registrou a geração de 300 toneladas de resíduos, número que evidencia a grandiosidade do evento. Para 2026, com a expansão da feira, a projeção é de aumento desse volume, o que reforça a importância de um sistema eficiente de gestão e destinação adequada dos resíduos, comenta Lucimar.


Maquete ambiental

Já as ações voltadas aos recursos hídricos terão foco na educação ambiental. Uma das iniciativas será a maquete ambiental, estruturada como uma trilha educativa no entorno do mirante do parque. O espaço abordará a importância da água, os impactos da má gestão dos recursos hídricos e a relevância da preservação e conservação desses recursos para a produção de alimentos e para a sustentabilidade ambiental, proporcionando ao visitante uma experiência educativa e visual.

Entre outras iniciativas sustentáveis, o Show Rural Coopavel também se destaca por ter sido um dos primeiros ambientes a disseminar e demonstrar a importância, a funcionalidade e os bons resultados do sistema de plantio direto, técnica que preserva a palhada das culturas nos novos plantios, destaca o coordenador geral, o agrônomo Rogério Rizzardi. Essa prática contribui diretamente para a conservação e fertilidade do solo, redução da erosão, maior retenção de umidade e ampliação dos resultados produtivos, consolidando o evento como referência na promoção de uma agricultura mais sustentável e produtiva. Muitas obras foram divulgadas no evento ao longo dos anos, com forte impacto da agricultura de Cascavel e da região.

/Assessoria - Foto: Divulgação

Mais Lidas