19 de janeiro de 2026

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Prefeitura inicia maior pacote de reperfilamento dos últimos anos e prevê recuperar até 500 quadras em Cascavel

Ação começou no Alto Alegre, deve alcançar todas as regiões da cidade e utiliza produção própria de asfalto para agilizar melhorias viárias.

Prefeitura inicia maior pacote de reperfilamento dos últimos anos e prevê recuperar até 500 quadras em Cascavel
© Divulgação

Atendendo a pedidos da comunidade, a Prefeitura de Cascavel deu início, nesta segunda-feira (19) a um amplo trabalho de reperfilamento asfáltico, que vai recuperar ao menos 400 quadras em diferentes regiões da cidade. As equipes e os maquinários já estão nas ruas, marcando o começo de uma ação estratégica para melhorar as condições de tráfego e dar mais durabilidade às ruas da cidade.

Durante o início dos trabalhos, que começou pelo bairro Alto Alegre, na região da Escola Municipal José Baldo, o prefeito Renato Silva destacou que o serviço atende a uma demanda da população e faz parte de um conjunto maior de investimentos em infraestrutura. “A cidade é grande, cresce a cada dia, chega mais gente, mais veículos, e o asfalto não é de agora. Por isso, os problemas aparecem, e a gente precisa enfrentar isso com trabalho e planejamento. E, em breve, vamos anunciar ainda mais obras para Cascavel”.

O secretário de Serviços e Obras Públicas, Severino Folador, explica que neste primeiro momento serão atendidas 100 quadras indicadas pelos vereadores, além de outras 100 quadras definidas a partir das demandas registradas pela Ouvidoria 156. “Além dessas, o prefeito já autorizou mais 200 quadras, com a possibilidade de chegarmos a 500 trechos atendidos”. 

O trabalho será feito de forma gradativa e por regiões para garantir mais eficiência e melhor aproveitamento das equipes. “Nós vamos atuar por setores, fechando o maior número possível de quadras em cada região. Não dá para fazer um serviço em zigue-zague, porque são muitas máquinas trabalhando juntas”, explicou.

O reperfilamento é um processo técnico que começa com a varredura da via, seguida pela lavagem do asfalto. Depois, é aplicada a emulsão asfáltica e, por fim, uma nova camada de aproximadamente dois centímetros. De acordo com a Secretaria de Obras, uma única equipe pode executar de três a dez quadras por dia, dependendo da organização dos serviços. A estimativa é utilizar entre 150 e 200 toneladas de massa asfáltica diariamente, produzida na própria usina do município.

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Mais Lidas