Cascavel

Mulheres de baixa renda e vítimas de violência terão prioridade em programas sociais

A cada dois minutos, uma mulher é vítima de violência no Paraná. Cascavel é uma das...

11 mar 24 - 23h56 Redação SOT
Mulheres de baixa renda e vítimas de violência terão prioridade em programas sociais

A cada dois minutos, uma mulher é vítima de violência no Paraná. Cascavel é uma das cidades do estado que registraram maior número de casos de violência contra a mulher em 2023. Cerca de 232 mil ocorrências desse tipo foram registradas no PR, com aumento nos casos de violência doméstica, feminicídios e também de violência sexual. Ações de prevenção são prioridade, mas políticas públicas que acolham as mulheres vítimas e ofereçam independência financeira são essenciais. É o que defendem as vereadoras Professora Liliam (PT) e Professora Beth Leal (Republicanos), autoras do PROJETO DE LEI Nº 106 DE 2023 aprovado nesta segunda-feira (11) por unanimidade na Câmara. A proposta estabelece a prioridade para mulheres de baixa renda e vítimas de violência doméstica no acesso a programas e serviços sociais.

Para poder utilizar o benefício, a mulher deverá comprovar a situação de baixa renda de acordo com os critérios do CadUnico ou o caso de violência doméstica mediante ato de autoridade judiciária, incluindo qualquer medida protetiva. A nova lei vai exigir que qualquer futuro convênio ou contrato feito pelo Poder Público para promover programas sociais deverá incluir cláusula destinada a garantir esse benefício às mulheres.

“O acesso a programas e serviços sociais é fundamental para a inclusão e o desenvolvimento das mulheres em situação de vulnerabilidade. Isso fortalece a assistência social e as políticas públicas do município, que atenderam de forma mais justa este grupo social afetado por inúmeras desigualdades”, destaca a Professora Liliam. Ela lembra que as mulheres chefiam a maioria das famílias brasileiras e são responsáveis pela administração da renda e dos benefícios recebidos. “Além disso, quando não têm condições financeiras mínimas de sobrevivência, as mulheres se obrigam a voltar a conviver com o agressor que normalmente é seu próprio companheiro”.

“Para muitas mulheres vítimas de violência, o acesso à moradia ou a benefícios sociais que permitam que ela saia do contexto de violência e ameaça pode ser fundamental para garantir suas vidas e a segurança de seus filhos”, defende a vereadora Professora Beth Leal.  As mulheres de baixa renda e as vítimas de violência doméstica são grupos que enfrentam desafios particulares e merecem atenção especial por parte do poder público. Assim, este Projeto de Lei busca corrigir essa desigualdade, complementa a vereadora.

Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Flávio Ulsenheimer


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.