Paraná

Toledo reforça cuidados na prevenção e no suporte a pacientes com dengue

Além do Pronto Atendimento Municipal (PAM/Mini Hospital) Dr. Jorge Milton Nunes e d...

16 mar 24 - 01h05 Redação SOT
Toledo reforça cuidados na prevenção e no suporte a pacientes com dengue

A dengue quebra recordes históricos de casos e óbitos por todo o Brasil e tudo indica que ainda não chegamos no pior momento da epidemia, cujo ápice costuma ocorrer entre o fim de março e o começo de abril. Atenta, a Secretaria de Saúde de Toledo (SMS) está agindo em várias frentes, tanto para eliminar focos do Aedes aegypti quanto para atender a população da melhor forma possível.

Além do Pronto Atendimento Municipal (PAM/Mini Hospital) Dr. Jorge Milton Nunes e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Ivo Alves da Rocha, a SMS estabeleceu, desde o fim de fevereiro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Paulista, uma unidade sentinela exclusiva para pessoas aos pacientes com sintomas da doença (manchas avermelhadas na pele, dor abdominal, febre, dor no corpo, cansaço, entre outros). Desta semana em diante, o espaço abrirá também aos sábados, das 7h às 19h, e, a partir da próxima segunda-feira (18), contará com o apoio das unidades de saúde dos Jardins Panorama, Concórdia e Cosmos, que ficarão abertas até às 21h 

Para dar conta da demanda crescente, a pasta está fazendo remanejamento de equipes e contratação temporária de profissionais. “Recebemos ‘carta branca’ do governo municipal para convocar candidatos aprovados em concursos e PSS [processos seletivos simplicados], porém está sendo difícil preencher esses postos. A necessidade aumentou, mas o número de pessoas qualificadas é o mesmo tanto para nós quanto para os estabelecimentos privados”, pontua a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski.

Gabriela também informa que o governo municipal não está medindo esforços para reforçar o estoque de insumos (soro de reidratação e medicamentos, por exemplo) bastante utilizados em pacientes com dengue. “O decreto que estabeleceu situação de emergência em saúde pública em nosso município simplificou o processo legal de aquisição destes itens. Contudo, estamos enfrentando inúmeras dificuldades no relacionamento com os fornecedores, pois há muitas instituições públicas e privadas buscando estes produtos no mercado. Da nossa parte, não estamos medindo esforços para comprá-los pelo menor preço e tempo de entrega, e com a maior qualidade e quantidade possível”, destaca.

Boletim - O boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (15) pela SMS dá provas claras de que a dengue não está dando trégua. Da última edição do documento, publicado em 8 de março, até às 10h de hoje, Toledo confirmou 334 novos casos, um recorde no atual ano epidemiológico, iniciado em 1º de agosto de 2023, superando o registrado entre 16 e 23 de fevereiro (210).

Com isso, o número total de moradores que testaram positivo para a doença na temporada 2023/2024 chegou a 1.494. Neste período, o total de notificações chegou a 4.012, número que inclui todos os que que procuraram os serviços públicos e privados de saúde com sintomas típicos de dengue. Estão nesta conta 1.083 pacientes que aguardam resultado dos exames e 1.435 em que estes deram negativo.

Nesta semana, o terceiro óbito por dengue de morador de Toledo foi confirmado. Com isso, o número de vítimas fatais em 2023/2024 já superou o registrado nos dois anos epidemiológicos anteriores: um em 2022/2023 e dois em 2021/2022.

Apesar de estar espalhada por toda a cidade e em alguns distritos, a situação epidemiológica da dengue requer mais atenção em algumas regiões. Cerca de 55% dos casos estão concentrados em cinco bairros: Europa/América (452), Facchini (118), Coopagro (90), Santa Clara IV (87) e Panorama (84).

Todos podem ajudar - Dessa forma, a SMS, por meio do setor de Controle e Combate às Endemias, reforça o pedido para a população redobrar as ações de combate e prevenção ao mosquito nos imóveis onde mora e trabalha, impedindo que este se reproduza em locais onde a água pode acumular, tais como vasos, pneus, garrafas, calhas, plantas, entre outros lugares.  Também recomenda às pessoas que apresentarem sintomas de dengue a procurarem imediatamente atendimento médico, evitando os quadros mais graves da doença. 

Outro ponto fundamental para frear a disseminação da dengue em nosso município, é a realização das vistorias pelos agentes de combate a endemias (ACEs) nos imóveis. Dessa forma, quando baterem em sua casa, facilite o trabalho deles e siga todas as orientações que forem dadas.

Desafio - Com o objetivo de difundir informações sobre a dengue a toda a população, Toledo tem realizado nesta semana blitze educativas em várias regiões da cidade. Na ocasião, entidades e órgãos públicos que integram o Comitê Municipal Intersetorial de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus de Toledo realizam a entrega de material impresso e dão orientações aos condutores que passarem por estas vias.

O trabalho foi iniciado na manhã de quarta-feira no Jardim Panorama, no trecho da Avenida Attílio Fontana próximo ao Ginásio de Esportes Lauri José Simon. Na tarde do dia seguinte, foi a vez do Jardim Filadélfia, mais exatamente na esquina da Avenida Maripá com a Rua Guaíra. 

Na manhã desta sexta-feira (15), a ação ocorreu no Jardim Porto Alegre, na confluência da Avenida José João Muraro com a Rua Dom Armando Círio. O encerramento será neste sábado (16), das 9h30 às 11h, na região central, no cruzamento das ruas Barão do Rio Branco e 7 de Setembro.

A esposa do prefeito Beto Lunitti, Noeli Amorim, participará da mobilização que faz parte da campanha denominada “Primeiras-Damas Unidas Contra a Dengue”. Coordenada pela Defesa Civil do Paraná, a ação foi proposta pela esposa do governador Carlos Massa Ratinho Junior, Luciana Saito Azevedo Massa, a todas as primeiras-damas dos municípios do estado.

Via: Assessoria Município de Toledo - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.