Saúde

Aumento dos casos de Dengue em Corbélia gera alerta e sobrecarga nos serviços de saúde

Desde o início do ano foram registradas 1048 notificações de dengue em Corbélia.

19 mar 24 - 23h18 Redação SOT
Aumento dos casos de Dengue em Corbélia gera alerta e sobrecarga nos serviços de saúde

O Secretário Municipal de Saúde de Corbélia, Paulo do Raio-X, expressou preocupação em uma coletiva realizada nesta segunda-feira, 18 de março, ao relatar o significativo aumento nos casos de dengue no município. O quadro se agravou consideravelmente, com um aumento triplo no número de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e no Pronto Atendimento Municipal.

De acordo com os dados divulgados no último boletim epidemiológico, desde o início do ano foram registradas 1048 notificações de dengue em Corbélia. Somente na última semana, foram adicionadas 280 novas notificações, com 92 casos confirmados.

O Secretário Paulo do Raio-X enfatizou a gravidade da situação, chamando-a de epidemia, e pediu compreensão e colaboração da população diante desse cenário desafiador.

Já o médico Dr. Josney, que realizou atendimentos no Pronto Atendimento Municipal (PAM) durante o último final de semana, ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos pacientes com sintomas de dengue devido à priorização de casos mais graves no atendimento de urgência e emergência. Ele explicou que o protocolo do PAM prioriza casos mais críticos, o que pode resultar em demoras para pacientes com sintomas da doença.

Dr. Josney também esclareceu sobre o tratamento da dengue, recomendando o soro oral como tratamento inicial para todos os casos, além de orientar sobre os medicamentos adequados para controle dos sintomas.

O Secretário Paulo do Raio-X assegurou que não há falta de medicamentos nem de soro intravenoso, porém, destacou que houve um esgotamento rápido do "sal de hidratação" devido à alta demanda, o que resultou em um consumo de estoque previsto para quatro meses em apenas 15 dias.

Diante desse cenário, Paulo do Raio-X pediu compreensão e paciência da população, destacando o esforço das equipes de saúde, que trabalham incansavelmente para atender a alta demanda causada pela epidemia de dengue.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Secom/Corbélia


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.