Cascavel

Professora Liliam pede que MP analise isenção de pedágio para moradores dos distritos

Um dos argumentos usados pela vereadora no documento entregue ao MP é que o caso de...

27 mar 24 - 19h09 Redação SOT
Professora Liliam pede que MP analise isenção de pedágio para moradores dos distritos

A vereadora Professora Liliam (PT) protocolou na última quarta-feira (26) um ofício solicitando ao Ministério Público Federal que avalie a implementação do pedágio na BR-277 em Cascavel-PR. A parlamentar pede que seja estudada a possibilidade de isenção da tarifa para moradores dos distritos de Cascavel, especialmente para pequenos produtores, que vão ser prejudicados de maneira desigual ao se deslocar para a cidade para realizar a venda de seus produtos ou acessar serviços básicos.

“Recebemos diversas denúncias e reclamações de moradores da área rural que ressaltam a injustiça diante da imposição dessa tarifa, uma vez que a atividade agrícola e a distribuição de produtos agrícolas são parte fundamental da economia local”, afirmou Liliam.  A vereadora destaca que os pequenos produtores, em particular, têm expressado desde já preocupações legítimas quanto à viabilidade econômica de distribuir sua produção de alimentos na cidade, uma vez que os custos decorrentes dos deslocamentos se elevarão a um nível que dificultará significativamente sua capacidade de acessar os mercados urbanos, comprometendo sua subsistência e impactando negativamente a economia de toda Cascavel.

Para eles, a situação evidencia de forma clara e contundente a disparidade no tratamento entre os residentes da zona rural e urbana, uma vez que os primeiros serão obrigados a arcar com um custo que os últimos não terão ao acessar a cidade. “Tal discrepância é ainda mais acentuada quando consideramos que muitos desses moradores da zona rural dependem da infraestrutura urbana para acesso a serviços essenciais, como saúde, educação e compras básicas. Assim, ao serem obrigados a pagar o pedágio para acessar esses serviços, os residentes rurais sofrem um duplo prejuízo, tanto financeiramente quanto em termos de acesso à infraestrutura urbana necessária para o seu bem-estar e qualidade de vida”, defende a vereadora.

Embora ainda não tenha sido efetivada, a cobrança de pedágio na BR-277 está prevista para ocorrer com a concessão do Lote 6, cujo leilão deve acontecer no segundo semestre de 2024. Os moradores do interior esperam que até lá, se a praça for implantada, já possam contar com medidas que os isentem do pagamento da tarifa.

A praça de pedágio na BR-277 impactará significativamente comunidades dos distritos de Rio do Salto e os distritos vizinhos de São João do Oeste e São Salvador, localizados entre a praça de pedágio e a zona urbana, estando, portanto, isolados do restante da cidade.

Um dos argumentos usados pela vereadora no documento entregue ao MP é que o caso de Cascavel guarda semelhanças com o de Jacarezinho, onde a Justiça Federal concedeu uma liminar para isentar os moradores do Distrito Marques dos Reis do pagamento de pedágio, após a instalação de uma praça que os isolava do restante da cidade. O pedido também cita decisão de Ação Civil Pública do Supremo Tribunal Federal, que “ressalta a importância de considerar os impactos sociais e econômicos das decisões relacionadas à implementação de pedágios e a necessidade de medidas mitigatórias para garantir o direito de locomoção e acesso aos serviços básicos, especialmente para os moradores de áreas rurais”.

A vereadora pede ao Ministério Público Federal que conduza uma análise completa sobre a questão, avaliando não apenas a legalidade da cobrança de pedágio, mas também medidas para reduzir seu impacto sobre estas comunidades. Pede ainda a realização de consultas públicas e audiências comunitárias para ouvir as preocupações e propostas das comunidades locais antes que quaisquer decisões sejam tomadas.


Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.