Cascavel

Espaço Cocriar tem como foco disseminar o intraempreendedorismo público

Instalado na Estação da Inovação Hub One, Cocriar - Ambiente de Intraempreendedoris...

27 mar 24 - 19h39 Redação SOT
Espaço Cocriar tem como foco disseminar o intraempreendedorismo público

Inaugurado na noite de segunda-feira (25), a Estação da Inovação Hub One ganhou na tarde desta quarta-feira (27) o Espaço Cocriar – Ambiente de Intraempreendedorismo, que terá como foco disseminar a cultura da inovação e do intraempreendedorismo dentro do serviço público, além de promover a geração e teste de soluções inovadoras e criar ambientes favoráveis para o aprendizado e colaboração. 

Cocriar significa criar juntos, proposta que já faz parte das políticas adotadas pelo Município de Cascavel, e que foi fortalecido nas atividades do inovajuntos sendo resultado deste projeto internacional executado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), com o apoio financeiro da União Europeia (UE), que tem por objetivo promover a troca de experiências entre municípios do Brasil e de Portugal, além de fomentar a inovação. 

A sala cocriar foi equipada pelo projeto inovajuntos e será um espaço de colaboração para indivíduos empenhados na melhoria dos serviços públicos e em desenvolver soluções inovadoras para os desafios enfrentados atualmente nos serviços público, aprimorando as políticas públicas, englobando colaboradores internos e externos. 

O foco vai além da tecnologia, mas na reformulação de processos, no aprimoramento das políticas públicas e no apoio às iniciativas inovadoras. O Cocriar pretende ser um catalisador de mudanças positivas em nossa cidade. 

Rhaellyse Oliveira, assessora internacional da Confederação Nacional dos Municípios, enfatiza que o principal cerne de atuação do projeto é a inovação e a sustentabilidade por meio da cooperação. 

“A gente tem um espaço aqui dentro da Estação da Inovação de Cascavel que é para apoiar o desenvolvimento de soluções com a participação de vários setores e munícipes que queiram atuar de forma mais ativa dentro da gestão municipal para implementação de políticas públicas. Enfim, para a resolução dos seus problemas”, destaca. 

Um dos projetos desenvolvidos no Inova Juntos que serão incorporados às atividades do Cocriar é o Orçamento Participativo Jovem, que terá como protagonistas alunos da Rede Estadual de Ensino, com mais de 15 anos. 

 “Com a parceria do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, vamos levar esse processo de cidadania de conhecimento, mas também a participação deles na construção do orçamento público, alinhado com as 19 audiências públicas que a gente já faz”, explica a secretária de Planejamento e Gestão, Vanilse da Silva Pohl.  

Para o presidente da Fundetec, Alcione Gomes, a inovação na gestão pública é necessária e Cascavel se integrou ao InovaJuntos para auxiliar nessa transformação da cultura do servidor público com relação à inovação.

 “A inovação não se faz com tecnologia, a inovação se faz com criatividade, conhecimento, com coragem e não precisa necessariamente ter tecnologia para se inovar. E é isso que nós estamos produzindo aqui”, pontua.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Silvia Soluszynski/Secom


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.