Cascavel

AEAC Summit: quatro dias de imersão sobre a construção civil e arquitetura

O aperfeiçoamento profissional já é uma prática das gestões anteriores da AEAC, con...

28 mar 24 - 15h51 Redação SOT
AEAC Summit: quatro dias de imersão sobre a construção civil e arquitetura

Summit: como o nome já bem diz, traduzido para o português, significa topo. Em suma, é trazer o melhor e mais atualizado conteúdo de determinada área. E é justamente por isso que de 1º a 4 de abril, vai ocorrer o 1º AEAC Summit, quatro dias de imersão em torno das novas tendências nas áreas da construção civil e arquitetura, na ótica de especialistas renomados. 

Será uma oportunidade singular aos engenheiros e arquitetos, por intermédio de palestras e workshops em um evento que ainda terá um viés beneficente: cada participante trará um quilo de alimento não-perecível para atender famílias em condições de vulnerabilidade social no município. O evento é uma realização do CREA-PR, com apoio do CredCrea, Mútua-PR e AEAC.

O aperfeiçoamento profissional já é uma prática das gestões anteriores da AEAC, conforme descreve a atual presidente, a engenheira civil e arquiteta Georgia Palacio. Entretanto, o objetivo não é o de envolver apenas os profissionais da construção civil, como engenheiros e arquitetos, mas sim, abrir o leque para a interação com as instituições de ensino, os ex-presidentes, profissionais com anos de experiência ou aqueles que estão dando os primeiros passos na carreira. 

“O Summit é um evento voltado para a questão técnica, importante para a profissão, mas também, no âmbito cultural, muito enraizado na entidade”. A AEAC completa 50 anos de existência no dia 5 de abril e ao longo desse tempo, evidencia a relevância da cultura da engenharia e arquitetura, dos temas pertinentes envolvendo toda a sociedade e de mercado, de forma a mostrar o devido valor desse trabalho aos profissionais.

A abertura será no dia 1º de abril, a partir das 8h30, na sede da AEAC, com uma recepção aos participantes e participação dos ex-presidente da entidade de classe. Ainda pela manhã, haverá uma palestra sobre CREA-PR – Fiscalização e benefícios aos profissionais e à sociedade, com o gerente regional do CREA-PR em Cascavel, Engenheiro Civil Geraldo Canci. A Mútua também terá o seu espaço na parte de manhã. À tarde, a partir das 13h45, haverá o workshop Trello, drive e google agenda a engenheiros e arquitetos, com a engenheira civil e arquiteta, Georgia Palacio. Na sequência, um momento especial com o artista plástico Dirceu Rosa, que vai falar sobre a sua trajetória pavimentada em Cascavel e de suas obras espalhadas pelo Brasil e países da América Latina. Na parte da noite, às 19h30, Suellem Bertuoli vai abordar o tema Patologias em sistemas hidrossanitários prediais. Em seguida, Karin Chiamenti falará sobre Avaliações de imóveis e perícias de engenharia. 

Durante os quatro dias, haverá uma exposição de fotografias, projetos e artes gráficas de engenharia e arquitetura e gravação de videocast.

O segundo dia do AEAC Summit já começa com um café reunindo instituições de ensino, professores e coordenadores dos cursos de engenharia civil e arquitetura. Depois, haverá uma participação do CREDCREA e no período da tarde, o tema Infraestrutura urbana – pedalando para o conhecimento, será com Eduardo Vedovetto Santos. Ainda a tarde, ocorrerá o workshop pintura de taças e à noite, Paulo Sérgio Silva fará uma explanação sobre Revisão da Norma NBR 13281 – Requisitos das argamassas para revestimento de fachadas e alvenarias.

No dia 3, a programação do AEAC Summit tem sequência. Pela manhã, palestra com Vinicius Lorenzi sobre Desafios em grandes obras de fundações no Oeste do Paraná e logo depois, Maicon Trevisan aborda a Captura da realidade e nuvem de pontos: acelerando processos na engenharia. À tarde, o tema Licenciamento ambiental no âmbito da construção civil caberá a Natalia Civichioli. Ainda na quarta, está previsto o workshop Plantas para uso interno em escritórios, com Fernanda Menegusso e depois, a vice-presidente da AEAC, Bruna Anible e Cynthia Karolina falam sobre o assunto Desburocratizando a prefeitura x Corpo de Bombeiros. À noite, Fernando Torquato Maia apresenta a Visão comercial para engenheiros e arquitetos. Já Thiago Miotto discorrerá sobre o tema Execução de obras de médio e alto padrão.

E para fechar em grande estilo o último dia AEAC Summit, no dia 4 de abril, temas dos mais pertinentes no momento. Pela manhã, Sirlei Oldoni vai explicar por meio de um workshop a Fotografia no celular para arquitetura e engenharia. Logo depois, ocorrerá a palestra sobre Educação financeira para profissionais, por meio da Tecnoprev/Mútua. À tarde, a Engenharia de produção: desvendando os benefícios de uma carreira estratégica, ficará a cargo de Cristiano Santos. Outro assunto relevante envolve Perícias criminais em engenharia – desabamentos e soterramentos, com Jorge Augusto Wissmann. Um hackathon vai apresentar algumas soluções criativas para a AEAC. À noite, Thaís Escobar falará sobre Entregas e conclusão de obras; a importância da documentação correta e para encerrar, Guilherme Susteras vai concentrar as atenções em cima da Transição energética como oportunidade de negócios para engenheiros e arquitetos.

Via: Assessoria AEAC - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.