19 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Corbélia

Prefeitura de Corbélia realiza levantamento de bens públicos para maior transparência e gestão

A iniciativa, coordenada pelo Departamento de Patrimônio, iniciada em fevereiro, visa garantir a conformidade com as exigências dos órgãos de controle da Administração Pública.

Prefeitura de Corbélia realiza levantamento de bens públicos para maior transparência e gestão

A Prefeitura de Corbélia está empenhada em promover maior transparência na gestão pública através de um amplo levantamento, avaliação e registro dos bens públicos do município. A iniciativa, coordenada pelo Departamento de Patrimônio, iniciada em fevereiro, visa garantir a conformidade com as exigências dos órgãos de controle da Administração Pública.

De acordo com Elizange Muller, responsável pelo Departamento de Patrimônio, os trabalhos estão avançados, com aproximadamente 70% de conclusão. A previsão é que todo o levantamento esteja finalizado até o mês de julho. Este é o primeiro levantamento deste tipo realizado no município em mais de 15 anos.

"A importância desse inventário patrimonial reside em prestar contas aos órgãos de controle internos e externos, além de analisar a capacidade contábil e administrativa para futuras aquisições de materiais", destaca Muller.

O processo envolve a licitação de mais de 9.000 itens, entre bens móveis e imóveis, com procedimentos que incluem localização, vistoria e identificação através de etiquetas, posteriormente cadastradas no sistema de patrimônio do município.

Além de promover a responsabilização dos bens por parte de cada pasta, o processo visa estabelecer uma nova rotina de gestão e organização interna dos itens, com a assinatura de termos de responsabilidade pelos materiais por parte dos servidores responsáveis.

A padronização adotada pela prefeitura busca otimizar a conservação dos bens públicos, permitindo seu remanejamento entre departamentos conforme necessidade, evitando assim a necessidade de novas aquisições e gerando economia aos cofres municipais.

Para coordenar e fiscalizar o processo, o município conta com uma comissão de patrimônio composta por membros de diversas secretarias, responsáveis pela coordenação e realização de baixas de materiais sem uso, garantindo uma gestão eficiente e transparente dos recursos públicos.

Por: SOT/Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Secom/Corbélia - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade