Cascavel

Programa de Educação Ambiental do Zoo de Cascavel chega a milhares de alunos anualmente

Programa oferece atendimento especializado com monitores capacitados para a realiza...

18 abr 24 - 22h06 Redação SOT
Programa de Educação Ambiental do Zoo de Cascavel chega a milhares de alunos anualmente

O Zoo de Cascavel desenvolve, desde 1984, um programa muito especial voltado à Educação Ambiental, conhecido como PEAZ (Programa de Educação Ambiental do Zoológico de Cascavel). A educação ambiental é um dos quatro pilares do zoológico.

O Programa oferece atendimento especializado com monitores capacitados para a realização de diferentes atividades, tanto no Zoo quanto no Museu de História Natural. Dentre elas, estão o atendimento às instituições mediante agendamento prévio, visitas guiadas com explicações sobre os animais nativos e exóticos, a flora nativa, as nascentes do rio Cascavel (existentes no parque) e a importância do trabalho desenvolvido pelo Zoo na cuidado e manutenção dos animais silvestres. 

Além disso, são oferecidas visitas guiadas ao Museu de História Natural, apresentações teatrais com fantoches para alunos da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, realização de jogos, brincadeiras, dinâmicas de grupo, oficinas, palestras no Zoo e nas instituições de ensino básico, médio e superior, com agendamento, contato com alguns animais para aproximação dos alunos com a fauna e cursos de capacitação para professores e equipes pedagógicas.

"A visitação ao Zoológico Municipal de Cascavel é uma importante atividade realizada, pois o local sempre foi muito frequentado, principalmente por instituições de ensino de Cascavel e de outras cidades do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, onde os professores aproveitam para ensinar sobre os animais e suas características, proporcionando aos alunos momentos de observação e aprendizado. Em 2023, atendemos 52 municípios: sendo 2 do Mato Grosso do Sul, 2 de Santa Catarina e 48 do Paraná", explicou a bióloga e coordenadora do PEAZ, Vanilce Pereira de Oliveira.

Para se ter uma ideia da grandiosidade deste programa, basta observar os números de alunos atendidos. Em 2022, foram 16.500 alunos; no ano seguinte, foram 13.705; e este ano já são mais de 1.171 atendimentos. Este número cresce dia a dia, pois as visitas de instituições ao Zoo são frequentes.

Hoje (18), alunos do CMEI Nair Pandolfo, do bairro XIV de Novembro, depois de participarem de uma aula teórica em sala com os professores, participaram de uma visita guiada no Zoo.

Uma preocupação do Programa de Educação Ambiental é a capacitação dos professores que fazem o passeio guiado com os alunos no Zoológico.

A professora de Educação Infantil do CMEI Nair Pandolfo, do bairro XIV de Novembro, Emanuele Carolina do Souza Concessão Acasso, participou da formação e enalteceu a importância desta atividade na transmissão de conhecimento para as crianças. "Nós participamos do curso e depois passamos para os pequenos os conhecimentos para que, quando eles ao visitarem o Zoo, tenham um conhecimento prévio sobre os animais e a importância da preservação ambiental. Daí a relevância desta capacitação".

"O Zoológico é um espaço não-formal de ensino e um excelente instrumento educativo representando uma sala de aula viva, capaz de proporcionar aos visitantes, especialmente às crianças, uma ampla gama de experiências educativas contribuindo para o desenvolvimento de sentimentos positivos em relação à fauna e seu ambiente", completou Vanilce Pereira de Oliveira.

Atendimento: O trabalho desenvolvido pelo PEAZ atende além das instituições de ensino, outras como APAEs (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), CEMIC (Centro de Estudo do Menor e Integração à Comunidade), CCI (Centro de Convivência Intergeracional), CENSEs (Centro de Socioeducação), Centros da Juventude (CJ), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), associações beneficentes, Casa de Abrigo de Adolescentes, cursos técnicos - CEEP, Centros de Recreação Infantil, Centros de Convivência de Idosos, Centros de Apoio às Pessoas Cegas, projetos específicos de hospitais e planos de saúde como Projeto Abraçar - Unimed Cascavel e Ala de Desintoxicação do Hospital Universitário, além de outras.

Funcionamento do Zoo: Lembrando que o Zoológico ainda encontra-se fechado durante a semana para visitação do público geral. No entanto, para as instituições, é realizado atendimento de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h30 às 16h, somente com agendamento prévio, por meio do telefone (45) 3902-1388, onde serão disponibilizados monitores-guias para acompanhamento dos grupos.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.