Cascavel

Farmacêuticos de Cascavel recebem treinamento sobre exames de análises clínicas

Capacitação garante qualidade e segurança na oferta do serviço...

24 abr 24 - 21h06 Redação SOT
Farmacêuticos de Cascavel recebem treinamento sobre exames de análises clínicas

Na tarde da última quarta-feira (24), o auditório da Prefeitura de Cascavel foi palco de uma importante capacitação para farmacêuticos que atuam em farmácias de dispensação. O evento, promovido pelo Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária, teve como foco a realização de exames de análises clínicas (EAC) dentro desses estabelecimentos.

A iniciativa se deu em resposta à Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 786/2023, em vigor desde agosto do ano passado. A resolução abre a possibilidade legal para que as farmácias realizem os EAC, mas também estabelece a necessidade de capacitação para garantir a adequação e qualidade desses serviços.

"O objetivo é proporcionar aos participantes conhecimento sobre a legislação vigente e orientar medidas necessárias ao cumprimento de biossegurança, minimizando riscos à saúde da população e garantindo a qualidade dos serviços prestados", explica a diretora da Vigilância em Saúde, Roznae Campiol, que coordenou a capacitação.

A RDC nº 786/2023 trouxe mudanças significativas nos procedimentos laboratoriais e definiu critérios técnicos e sanitários para o funcionamento dos laboratórios clínicos, incluindo os serviços oferecidos pelas farmácias. Além disso, a resolução visa aprimorar o cuidado farmacêutico, focando na prevenção, detecção e resolução de problemas relacionados a medicamentos.

Durante a capacitação, foram abordados temas como:

  • Requisitos de infraestrutura física
  • Recursos materiais
  • Gestão da qualidade
  • Controle de qualidade
  • Gerenciamento de processos

Foi ressaltado que, embora as farmácias possam realizar os EAC, elas não devem atuar como postos de coleta laboratorial.

A capacitação dos farmacêuticos é um passo importante para garantir a qualidade e segurança dos exames de análises clínicas realizados em farmácias. A iniciativa contribui para a ampliação do acesso da população a esse tipo de serviço, além de promover o cuidado farmacêutico de qualidade.

Via: SOT/Skalet Fernanda - Foto: Silvia Soluszynski


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.