Cascavel

Cooperativa agroindustrial de Cascavel denunciada pelo MPPR por crime ambiental

A pena fixada foi o pagamento de multa e a destinação de R$ 300 mil para o custeio...

29 abr 24 - 17h39 Redação SOT
Cooperativa agroindustrial de Cascavel denunciada pelo MPPR por crime ambiental

Em resposta a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Paraná, o Judiciário condenou por crime ambiental uma cooperativa agroindustrial de grande porte localizada em Cascavel, no Oeste do estado, por causar poluição atmosférica.

A empresa atua no ramo de abate de aves. A condenação foi publicada nesta semana, em 24 de abril, e decorre de ação penal proposta pela 9ª Promotoria de Justiça de Cascavel. A pena fixada foi o pagamento de multa e a destinação de R$ 300 mil para o custeio de programas e projetos ambientais na cidade.

De acordo com a denúncia, oferecida pelo MPPR ainda em 2022, no dia 31 de maio de 2019, a cooperativa denunciada causou poluição atmosférica ao lançar resíduos gasosos no ar a partir de chaminés de caldeiras a lenha de gás de combustão/monóxido de carbono em níveis acima dos previstos na legislação ambiental. Análise técnica realizada pelo Instituto Água e Terra mostrou que a emissão foi 34,6% superior aos limites estipulados.

Reclamações – As apurações da Promotoria de Justiça sobre os fatos tiveram início a partir do recebimento de abaixo-assinado, apresentado por 314 moradores do entorno da empresa, que relatava a ocorrência de fortes odores, fumaça e fuligens na região.

A pena estabelecida foi de 12 dias-multa, sendo fixado como valor de cada dia-multa 15 salários-mínimos vigentes à época dos fatos. Ao estipular o montante, o Juízo considerou a boa situação econômica da ré – que figura entre as maiores empresas associativistas em rankings de faturamento, número de cooperados ou movimentação financeira – e a vantagem econômica obtida com a atividade poluidora.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.