Em 1995, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) dava seus primeiros passos. Entre os sonhos que se concretizavam, a criação do curso de Odontologia. Mas a jornada até a instalação das Clínicas de Odontologia, em 1999, não foi fácil.
A história do curso e das clínicas, entre 1995 e 1999, é marcada por desafios e superação. O processo de criação, assim como o de Medicina, enfrentou entraves judiciais que atrasaram a implantação das clínicas. A comunidade se uniu em defesa da Odontologia, com atos públicos e mobilizações.
Em meio às dificuldades, a persistência dos envolvidos foi fundamental. "Valeu a pena a luta", afirma o atual Reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Weber, ex-aluno da primeira turma de Odontologia. "Tivemos dois bimestres anulados, mas em 1997, conseguimos legalizar a situação. Depois da implantação, era uma batalha a cada ano para ter laboratório e estrutura", relembra.
Apesar dos obstáculos, o sonho se tornou realidade. As Clínicas de Odontologia da Unioeste se tornaram referência em atendimento de excelência, aliando ensino e assistência. Oferecem serviços da atenção básica à complexa, além de estágios para alunos, residências e campo de pesquisa para pós-graduação.
A história das Clínicas de Odontologia da Unioeste é um exemplo de que, com persistência e união, é possível superar desafios e construir um futuro promissor. A clínica representa um legado importante para as futuras gerações de profissionais da saúde bucal, que terão a oportunidade de se formar em uma instituição de ensino de referência.
Para celebrar os 25 anos das Clínicas de Odontologia, uma série de depoimentos de pessoas que acompanharam de perto a trajetória da instituição serão publicados. Entre os entrevistados, está Ediuilson Lisbôa, ex-aluno da turma de 1995, docente da Unioeste e membro da equipe administrativa.
A história das Clínicas de Odontologia da Unioeste é também a história de uma Universidade que se tornou referência em ensino, pesquisa e extensão. A instituição é motivo de orgulho para a região Oeste e Sudoeste do Paraná, e contribui significativamente para o desenvolvimento social e econômico da comunidade
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS