PF e Receita fecham depósito ilegal com centenas de produtos contrabandeados da Argentina
Operação apreende mais de 370 galões de azeite proibido no Brasil...
Policiais federais e servidores da Receita Federal deflagraram, na tarde de quarta-feira (08/05), uma operação que resultou no fechamento de um depósito ilegal de produtos contrabandeados e descaminhados da Argentina em Foz do Iguaçu (PR). A ação foi realizada após uma denúncia anônima e culminou na prisão de duas pessoas e na apreensão de centenas de mercadorias sem documentação fiscal.
Um dos itens que mais se destacou na operação foi a apreensão de mais de 370 galões de azeite da marca Valle Viejo. A comercialização deste produto é proibida no Brasil desde 2021 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) devido à presença de adulterações. Análises realizadas pelo órgão constataram que o azeite Valle Viejo comercializado na região da fronteira com a Argentina, na verdade, se trata de uma mistura de óleos vegetais (soja, girassol ou canola), com valor nutricional reduzido e potencialmente nocivo à saúde.
O proprietário do imóvel e o funcionário responsável pela comercialização dos produtos foram presos em flagrante e encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu. Eles responderão pelos crimes de contrabando e descaminho.
A operação realizada pela PF e pela Receita Federal reforça o compromisso das instituições no combate ao contrabando e à descaminho, que impactam negativamente a economia nacional, colocam em risco a saúde pública e representam concorrência desleal ao comércio legalizado.
Mais Lidas
Publicidade