Cascavel

Presente na temporada inaugural, Cascavel receberá corrida da Stock Car pela 30ª vez

Categoria alcançará marca neste fim de semana no Autódromo Internacional Zilmar Beu...

15 mai 24 - 00h51 Redação SOT
Presente na temporada inaugural, Cascavel receberá corrida da Stock Car pela 30ª vez

Dias depois de comemorar 45 anos de vida, a Stock Car Pro Series vai acelerar novamente em um dos seus circuitos mais emblemáticos. Localizado em Cascavel, no oeste do Paraná, o Autódromo Internacional Zilmar Beux se consolidou como um dos principais cenários do automobilismo nacional e é uma das pistas que receberam a mais importante categoria do esporte a motor brasileiro na sua primeira temporada.

Em 1979, Cascavel sediou a 13ª e penúltima etapa do campeonato inaugural da Stock Car. Em 9 de dezembro daquele ano, o traçado de 3.080 metros teve o goiano Alencar Jr. largando da pole position, enquanto a vitória ficou com o paranaense Raul Boesel — que anos depois correu no Mundial de Fórmula 1, na Indy e foi campeão do Mundial de Marcas. O piloto triunfou com o Chevrolet Opala preparado por Rosinei Campos, o ‘Meinha’, remanescente da primeira temporada e um dos mais vitoriosos nomes da história da Stock Car.

Dos oito circuitos que receberam corridas da primeira temporada da Stock Car, quatro estão no calendário de 2024: além de Cascavel, integram o cronograma deste ano os autódromos de Interlagos — que recebeu a terceira etapa e será palco da Super Final BRB —; Goiânia (GO), cenário das rodadas 1 e 6; e Brasília (DF), que receberá novamente a Pro Series no penúltimo fim de semana do calendário, entre 23 e 24 de novembro.

30 vezes Cascavel — Neste sábado, quando a Stock Car largar para a prova sprint da quinta etapa do campeonato de 2024, Cascavel completará então 30 corridas já recebidas da categoria. Atualmente, o Autódromo Internacional Zilmar Beux ocupa a oitava posição entre os circuitos que mais tiveram provas da Pro Series, atrás de Interlagos (154), Goiânia (80), Curitiba (68), Jacarepaguá (42), Brasília (39), Tarumã (37) e Londrina (36).

O Paraná já sediou 133 corridas da Stock Car e é o segundo estado que mais teve corridas da Stock Car, somente atrás de São Paulo, com 186 provas. O Rio Grande do Sul aparece em terceiro neste ranking, com 99 largadas.

A história de Cascavel na Stock Car foi marcada por alguns longos hiatos. Depois de fazer parte das três primeiras temporadas, o oeste do Paraná voltou a ser cenário da categoria nos anos de 1991 e 1992. Houve então um período de duas décadas sem corridas da Pro Series, em intervalo que foi encerrado em 2012. Desde então, em razão de amplas reformas no Autódromo Zilmar Beux, apenas em 2022 não houve corridas da Stock em Cascavel.

Ano passado, contudo, a pista sediou duas etapas: em junho, com vitórias de Daniel Serra e Dudu Barrichello, e em novembro, com triunfos de Bruno Baptista e Felipe Massa.

Cascavel é uma rara pista na qual Ingo Hoffmann não lidera as estatísticas de maior vencedor. O doze vezes campeão da Stock Car subiu ao topo do pódio na pista uma única vez, em 1991, quando corria em dupla com Ângelo Giombelli, representante de Cascavel. Três são os pilotos com mais vitórias no oeste do Paraná: Marcos Gomes, Thiago Camilo e Átila Abreu, com três primeiros lugares cada um.

Stock Car em Cascavel

Autódromo Internacional Zilmar Beux

Extensão atual da pista: 3.058 metros

Curvas: 8 curvas

Sentido: anti-horário


Corridas: 29 (oitavo circuito que mais recebeu corridas da Stock Car Pro)

Primeira corrida: 9 de dezembro de 1979

Primeiro pole: Alencar Junior (Chevrolet Opala)

Primeiro vencedor: Raul Boesel (Chevrolet Opala)

Última corrida: 26 de novembro de 2023

Último pole: Bruno Baptista (Toyota Corolla)

Últimos vencedores: Bruno Baptista (Toyota Corolla) e Felipe Massa (Chevrolet Cruze)


Maiores vencedores da Stock Car em Cascavel:

Marcos Gomes, Thiago Camilo e Átila Abreu: 3


Vitórias totais:

Marcos Gomes, Thiago Camilo e Átila Abreu: 3

Valdeno Brito, Rubens Barrichello, Daniel Serra e Bruno Baptista: 2

Raul Boesel, Affonso Giaffone, Alencar Junior, Ângelo Giombelli/Ingo Hoffmann, Roberto Amaral, Cacá Bueno, Max Wilson, Vitor Genz, Lucas Di Grassi, Felipe Fraga, Dudu Barrichello e Felipe Massa: 1


Recordistas de pódios

Julio Campos, Daniel Serra e Átila Abreu: 6

Gabriel Casagrande: 5

Valdeno Brito, Marcos Gomes, Allam Khodair, Thiago Camilo e Ricardo Zonta: 4

Max Wilson, Rubens Barrichello, Felipe Fraga e Cacá Bueno: 3


Recordes absolutos

Classificação: 1min00s838, média de 180,952 km/h, Max Wilson (Chevrolet Cruze), em 10 de junho de 2017

Corrida: 1min01s724, média de 178,355 km/h, Max Wilson (Chevrolet Cruze), em 11 de junho de 2017


Recordes com atual configuração de carros

Classificação: 1min03s003, média de 174.734 km/h, Felipe Fraga (Chevrolet Cruze) em 17 de junho de 2023

Corrida: 1min03s507, média de 173.347 km/h, Felipe Fraga (Chevrolet Cruze), em 18 de junho de 2023


Os maiores vencedores da Stock Car em Cascavel

Marcos Gomes

Idade: 39 anos (26/07/1984)

Vitórias em Cascavel: 3 (2013, 2013 e 2014)

Largadas na Stock Car: 293

Vitórias: 13

Poles: 16

Pódios: 47

Voltas mais rápidas: 22

Campeão em 2015

Equipe atual: KTF Sports

Carro: Chevrolet Cruze

Número: #80


Thiago Camilo

Idade: 39 anos (20/09/1984)

Vitórias em Cascavel: 3 (2015, 2020 e 2021)

Largadas na Stock Car: 348

Vitórias: 39

Poles: 28

Pódios: 84

Voltas mais rápidas: 37

Vice-campeão em 2009, 2013, 2017 e 2019

Equipe atual: Ipiranga Racing

Carro: Toyota Corolla

Número: #21


Átila Abreu

Idade: 37 anos (10/05/1987)

Vitórias em Cascavel: 3 (2018, 2019 e 2021)

Largadas na Stock Car: 290

Vitórias: 19

Poles: 10

Pódios: 46

Voltas mais rápidas: 5

Vice-campeão em 2014

Equipe atual: Pole Motorsport

Carro: Chevrolet Cruze

Número: 51

Via: Assessoria Stock Car - Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.