Operação de fiscalização da Receita Federal resulta em apreensão de mercadorias avaliadas em 105 mil
Cinco veículos foram apreendidos durante a operação ...
Servidores da Alfândega da Foz do Iguaçu, realizaram uma operação de fiscalização que resultou em diversas apreensões de mercadorias irregulares.
Na manhã de quinta-feira (23), por volta das 9 horas, uma caminhonete foi retida no estacionamento de um hotel na Vila Portes, com a caçamba carregada de cobertas e azeites. O condutor, que também era hóspede do hotel, teve carga, avaliada em aproximadamente 5 mil reais. Na mesma data, a equipe de servidores realizou duas retenções de eletrônicos em outro hotel também em Vila Portes. As mercadorias foram avaliadas preliminarmente em 20 mil e 10 mil reais.
Além disso, em São Miguel do Iguaçu-PR, um automóvel foi retido com mercadorias ocultas nas longarinas. Foram encontrados relógios inteligentes avaliados em 40 mil reais. O veículo, ocupado por duas pessoas, foi identificado anteriormente no estacionamento do hotel. Outro automóvel foi retido na área urbana de São Miguel do Iguaçu-PR, desta vez carregado com 40 celulares chineses, avaliados preliminarmente em 30 mil reais, e ocupado por uma pessoa.
Ao todo, as apreensões totalizaram 105 mil reais. Os veículos e as mercadorias foram encaminhados à sede da alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu para os procedimentos legais cabíveis.
O descaminho de mercadorias é uma prática ilegal que consiste na entrada irregular de produtos no país, sem o pagamento dos devidos impostos e taxas. Essas mercadorias são apreendidas para evitar prejuízos à economia nacional e para garantir a igualdade de concorrência entre os comerciantes.
A Receita Federal reforça o compromisso com a fiscalização e combate à sonegação e ao contrabando, garantindo a integridade das operações comerciais e a proteção do mercado nacional.