A história de Foz do Iguaçu, juntamente com a beleza dos atrativos turísticos, a diversidade cultural e a população que desempenha um papel fundamental na construção da cidade foram os principais destaques do Desfile Cívico em celebração aos 110 anos do município, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (10), ao longo da Avenida Pedro Basso.
Cerca de 12 mil pessoas estiveram presentes no evento, contando ainda com a presença do prefeito Chico Brasileiro e da primeira-dama Rosa Maria Jeronymo; também do presidente da Câmara de Vereadores, João Morales, bem como secretários municipais, autoridades civis e militares, e líderes religiosos.
No início da celebração, a atenção esteve voltada aos pioneiros de Foz do Iguaçu, que foram honrados com a entrega de uma placa comemorativa e uma medalha como gesto de gratidão, em reconhecimento à contribuição fundamental na construção da história ao longo dos 110 anos do município.
De maneira especial e em respeito ao Rio Grande do Sul e às famílias gaúchas que residem na Tríplice Fronteira, o desfile, através da 12º Região do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná e dos Centros de Tradições Gaúchas Estância Crioula e Charrua, entidades que cultuam e propagam a tradição do Rio Grande do Sul na cidade, celebrou a participação desta comunidade que também contribuiu na construção da Terra das Cataratas.
A festa contou com a tradicional participação dos alunos da Rede Municipal de Ensino, que representaram as escolas e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) da cidade. Os pequenos homenagearam os povos indígenas, além de relembrarem a lenda de Naipi e Tarobá, por meio de fantasias e apresentações diante do palanque das autoridades. Além disso, as escolas aproveitaram a ocasião para exibir os projetos desenvolvidos nas instituições, como aulas de robótica, iniciativas de leitura e parcerias com a Secretaria de Esportes e a Fundação Cultural, por meio do programa Foz Fazendo Arte.
Para o prefeito Chico Brasileiro, o desfile foi verdadeiramente marcante, celebrando os 110 anos da cidade com uma grande diversidade de participantes. “É gratificante ter a presença em destaque dos pioneiros, representando famílias que moldaram Foz. Além disso, é importante ressaltar nossa relação especial com o povo gaúcho, que desempenha um papel significativo na nossa trajetória e que temos o prazer de ver essas raízes no desfile de hoje. Sem dúvidas esta comemoração foi um reflexo significativo de quem somos: uma comunidade unida, construindo juntos a história”, complementou.
A celebração contou ainda com a participação do Colégio da Polícia Militar, do Colégio Educativo San Blas do Paraguai, grupos de dança, patinação e ginástica, bem como importantes entidades como a Ordem Demoley, APAE, ACDD, Nosso Canto, Núcleo Criança de Valor, associações e clubes de serviço, como o Lions Clube Foz do Iguaçu Cataratas, além das forças de segurança, encerrando assim o evento dos 110 anos de Foz do Iguaçu.
Via: Assessoria Município de Foz do Iguaçu - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS