19 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Paraná

PCPR e PCSP deflagram fase II da Operação Monetane no oeste do Paraná

Apenas um homem de 60 anos foi preso em Foz do Iguaçu, em decorrência de mandado judicial, sendo ele encaminhado à Cadeia Pública....

PCPR e PCSP deflagram fase II da Operação Monetane no oeste do Paraná

Nesta quarta-feira (12/06), policiais civis da DISE/DEIC de Sorocaba e policiais civis da 6ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu/PR, deflagraram a segunda fase da operação policial MONETANE contra o tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e lavagem de capitais, cumprindo quatro mandados de busca e apreensão e mandados de prisão temporária de dois investigados nas cidades de Foz do Iguaçu/PR e Medianeira/PR. Tais investigados seriam os fornecedores da substância ilícita conhecida “maconha” e suas subespécies, dentre elas “dry” e “ice” (espécies mais caras e “gourmetizadas” de “maconha”, com maior concentração de “THC” (tetra-hibrocarbinol), as quais seriam enviadas, por meio de “mulas”, da cidade de Foz do Iguaçu/PR para diversas cidades de Sorocaba e região. 

Na residência de um dos investigados na cidade de Medianeira/PR, foram localizadas e apreendidas, aproximadamente 168 (cento e sessenta e oito) porções de substâncias azuis análogas à “ecstasy” (substância ilícita geralmente comercializada em baladas eletrônicas e festas raves). As investigações policiais, conduzidas pela DISE/DEIC de Sorocaba, com emprego de técnicas de investigação criminológica e diligências de campo, as quais se iniciaram no mês de novembro de 2023, resultaram, desde então, na identificação de diversos criminosos, com a expedição de mandados de prisão temporária de aproximadamente quinze investigados e mais de trinta mandados de busca e apreensão nas cidades de Sorocaba/SP, Cerquilho/SP, Iporanga/SP, Foz do Iguaçu/PR e Medianeira/PR. 

As investigações descortinaram um complexo esquema de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas envolvendo diversas cidades dos Estados de São Paulo e Paraná. O grupo criminoso, estável e estruturado, era composto por mais de quinze investigados, responsáveis por administrar e coordenar a logística, o transporte, o armazenamento e posterior distribuição das drogas ilícitas aos demais micro-traficantes e usuários da cidade de Sorocaba e região. 

Durante as diligências policiais, também foram identificados quatro indivíduos responsáveis por transportar as drogas ilícitas das cidades de Foz do Iguaçu/PR e Medianeira/PR com destino a cidade de Sorocaba, constatando-se mais de quinze viagens “ilícitas” realizadas por tais investigados, durante os meses de investigação, funcionando tais pessoas como verdadeiras “mulas” do tráfico (pessoas que transportam as drogas ilícitas junto a seus corpos ou em mochilhas/bolsas, utilizando-se de ônibus de passageiros como meio de transporte).

Apenas um homem de 60 anos foi preso em Foz do Iguaçu, em decorrência de mandado judicial, sendo ele encaminhado à Cadeia Pública Laudemir Neves, onde aguardará os procedimento necessários para sua transferência para cidade de Sorocaba.

Por: SOT/Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade