Cascavel

PF e Receita deflagram operação contra organização criminosa dedicada ao tráfico internacional

Foram cumpridos 9 mandados de prisão preventiva, 13 mandados de busca e 22 mandados...

17 jun 24 - 10h18 Atualizado 17 jun 24 - 12h20 Redação SOT
PF e Receita deflagram operação contra organização criminosa dedicada ao tráfico internacional

A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, deflagrou na manhã desta segunda-feira (17) a Operação Contraface, com o objetivo de desarticular organização criminosa (Orcrim) estabelecida em Cascavel/PR e Toledo/PR, dedicada ao tráfico internacional de entorpecentes e armas de fogo.

Foram cumpridos 9 mandados de prisão preventiva, 13 mandados de busca e 22 mandados de sequestro de bens e valores nas cidades de Cascavel/PR, Toledo/PR, Medianeira/PR, Erechim/RS e Florianópolis/SC, todos ele expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Criminal Federal de Cascavel/PR.

Apurou-se que o grupo criminoso, capitaneado por empresários de Cascavel/PR e Toledo/PR: (i) importava maconha e pistolas do Paraguai; (ii) armazenava-as provisoriamente em depósitos diversos espalhados na região oeste do Paraná; (iii) adquiria veículos diversos, especialmente caminhões, para transportá-las; (iv) constituía empresas fictícias para figurar como proprietárias de tais veículos; (v) criava compartimentos ocultos nos automotores; (vi) simulava a venda dos veículos para os motoristas contratados para dirigi-los; (vi) transportava as armas e a droga para vários Estados do Brasil; e (vii) constituía contas bancárias tituladas por pessoas físicas e jurídicas interpostas para lavar o dinheiro obtido com suas práticas criminosas. 

Ao longo das investigações, iniciadas em maio de 2023, foram apreendidos diversos carregamentos de entorpecentes e armas de fogo pertencentes ao grupo, totalizando aproximadamente 26 toneladas de maconha 8 pistolas. Também se identificou que, de 2021 até a presente data, a Orcrim teria movimentado ao menos R$ 14 milhões de origem criminosa.

Caso emblemático (“Operação Drake”):

Rio de Janeiro/ RJ - Em 19/10/2023, 4 agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro e um advogado foram presos na deflagração da “Operação Drake”, suspeitos de inicialmente escoltarem um caminhão frigorífico carregado com 16 toneladas de maconha, venderem a droga nele armazenada e, finalmente, liberarem o motorista que estava conduzindo o automotor. Referido caminhão pertencia ao grupo criminoso alvo da operação deflagrada hoje (“Operação Contraface”).

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.