Estudantes do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares farão parte do projeto Cine Rural 4x4 EJA. A mostra de cinema itinerante será realizada no dia 5 de julho na escola do Assentamento da Reforma Agrária Valmir Mota, no município de Cascavel.
Como contrapartida social, o cinema também será levado ao Acampamento Resistência Camponesa, onde vivem parte das famílias das alunas e dos alunos da escola. Os filmes a serem exibidos são do cineasta cascavelense Vander Colombo. Ele conduzirá um bate-papo sobre o contexto abordado em seu trabalho após a sessão.
O Cine Rural busca valorizar a cultura local e tornar as produções artísticas mais acessíveis a todas as pessoas. Além de ser gratuita, a mostra terá ações de acessibilidade, como intérprete de libras, materiais em braile e suporte para pessoas com transtorno do espectro autista.
A iniciativa de levar cinema gratuito para zonas rurais e em espaços da Reforma Agrária é da Culturama Produções Artísticas com o apoio da PAR 64 Produções. O trabalho é desenvolvido com a participação dos governos municipal e federal, por meio de projeto aprovado pela Secretaria Municipal de Cultura de Cascavel, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura.
É dia de cinema! - No dia 5 de julho, às 19h30, o Cine Rural 4x4 EJA será realizado para uma turma de 15 estudantes do EJA da Escola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares, no Assentamento da Reforma Agrária Valmir Mota.
No dia 6 de julho, às 19h30, o Cine Rural 4x4 EJA será realizado para as 50 famílias que vivem no Acampamento da Reforma Agrária Resistência Camponesa.
Fortalecer a cultura local - Para a produtora cultural e diretora da Culturama Produções Artísticas, Andressa Moraes, a exibição exclusiva de curtas-metragens produzidos na cidade de Cascavel fortalece a produção artística local e democratiza o acesso à cultura.
“Ao levarmos o projeto às comunidades rurais, não apenas valorizamos a cultura local como aproximamos o público da rica diversidade cinematográfica de Cascavel, democratizando o acesso à arte”, enfatiza.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS