Cascavel

Atletas do Clube Comercial representam Cascavel no Mundial de Karatê no México

Jovens embarcam neste domingo (7), rumo a Monterrey preparados para desafios intern...

06 jul 24 - 21h39 Redação SOT
Atletas do Clube Comercial representam Cascavel no Mundial de Karatê no México

Cascavel estará muito bem representada no cenário internacional do karatê na próxima semana. Filipe Grapegia e as irmãs Isabella e Isis Baldin estão de malas prontas para embarcar para o México, onde participarão da 12ª edição do Campeonato Mundial de Karatê da União Mundial das Federações de Karatê-Do (WUKF). O evento, de alto padrão, promete reunir mais de 2 mil competidores de todo o mundo.

Na bagagem, expectativas não faltam para os três atletas da Associação Atlética Comercial, cujo evento representa a primeira oportunidade de trazer títulos internacionais. Para isso, a preparação técnica e emocional foi intensa.

Faixa preta, Filipe Grapegia é o veterano da turma. Membro da Seleção Paranaense de Karatê, aos 32 anos de idade acumula 25 de experiência no esporte.  Começou a treinar aos sete anos no Comercial e nunca mais parou. Desde os dez anos compete. Durante todo este tempo, acumulou títulos como oito vezes campeão paranaense, campeão dos Jogos da Juventude, vencedor do Troféu Brasil e campeão brasileiro de karatê por três vezes. Ele também ostenta medalhas em competições sul-americanas e pan-americanas.

“O Mundial representa um sonho para o qual venho treinando desde 2020, contudo, foi adiado durante a pandemia e depois pela perda do meu pai, em 2022. Agora estou pronto para dar o meu melhor”, afirma o atleta, cujo shihan é Osmildo de Jesus. Grapegia representará a cidade e o clube em três categorias - Adulto (21 a 35 anos): kata, kumite (luta) mais de 85 kg e kumite sem divisão de peso.

Juventude e garra - Com menos idade e igual determinação, as irmãs que levam o nome do Comercial para o México também carregam no peito uma bagagem de experiência. Aos 15 anos, Isabella Baldin Pereira é a atual campeã brasileira de karatê. Ela disputará o mundial na Categoria Cadete B (14 a 15 anos), nas modalidades de kata e kumite.

Com oito medalhas de ouro e uma de prata conquistadas em campeonatos paranaenses e no Troféu Brasil deste ano, Isabella está no topo do ranking paranaense e preparada para buscar seu primeiro pódio mundial. 

“Acredito que meu esforço e dedicação vão trazer bons resultados. Só o fato de estarmos classificadas para o mundial já representa uma grande vitória, pois a experiência fora do país será um grande passo na nossa carreira. Estou determinada a fazer o meu melhor”, diz Isabella.

A mais jovem da turma, Isis Baldin Pereira, segue os passos da irmã e, com apenas 12 anos, já ostenta o título de vice-campeã brasileira de karatê na Categoria 11 e 12 anos. A jovem atleta demonstra que idade não é impedimento para tamanho desafio.

“Estou muito empolgada para competir no meu primeiro mundial. Treinei muito e estou preparada para dar o meu melhor”.

Sobre o evento - O Campeonato Mundial de Karatê da WUKF será realizado no Cintermex, em Monterrey, de 10 a 14 de julho de 2024, com emocionantes competições de kata e kumite. A WUKF, com 46 países membros e 195 organizações afiliadas, é o órgão internacional que rege o karatê esportivo. As competições englobam categorias a partir dos sete anos até adultos, tanto no masculino quanto no feminino.

Os atletas de Cascavel embarcam neste domingo (7)  prontos para levar o nome da cidade ao pódio internacional.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.