Os agricultores da Linha Nova União-Alto Alegre, no distrito de São João do Oeste, em Cascavel, estão enfrentando sérios prejuízos em suas lavouras devido à falta de escoamento adequado nas estradas rurais da região. As últimas chuvas têm causado invasões de água nas propriedades, comprometendo a produção agrícola.
De acordo com os produtores, desde 2022, pedidos foram feitos à prefeitura de Cascavel para melhorias na infraestrutura das estradas, como a construção de canaletas de escoamento, porém, até o momento, nenhuma medida foi implementada. Diversos protocolos foram abertos, e notificações foram enviadas pela administração municipal* (Imagem no final da reportagem) prometendo serviços como suavização de taludes, construção de lombadas e caixas de retenção de água, mas nada foi concretizado.
Em um dos casos, um agricultor solicitou apenas o levantamento de um trecho de aproximadamente 400 metros da estrada no Reassentamento São Francisco, mas, sem intervenção, as águas das chuvas acabaram destruindo parte de sua plantação.
Além disso, os moradores da comunidade relataram tentativas de contato com alguns servidores municipais, mas, em vez de receberem ajuda, foram maltratados. Em alguns casos, seus números de telefone foram até bloqueados pelos servidores.
A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Cascavel para esclarecimentos, que respondeu através de nota informando: “Trata-se de uma situação pontual envolvendo 2 produtores rurais, que inclusive tinham divergências na divisa da estrada que passa por suas propriedades e ainda pela falta de conservação dos terraços (curvas de nível). de responsabilidade dos produtores.
O serviço para adequação desse trecho da estrada citada pelo produtor está programado para ser realizado nos próximos dias”.
Seguiremos acompanhando o caso e traremos atualizações assim que houver novidades.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS