Operação Caim e Abel: Polícia deflagra operação contra facções criminosas no Oeste do Paraná
A operação é parte dos esforços das forças de segurança para combater o avanço das facções no estado.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar (PMPR), a Polícia Federal (PF) e a Polícia Penal do Paraná (PPPR), deu início à Operação Caim e Abel nesta terça-feira (17/09). A ação tem como objetivo o cumprimento de 49 mandados judiciais contra organizações criminosas envolvidas em homicídios e tentativas de homicídio na região Oeste do Paraná.
A operação prevê a execução de 28 mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão. As diligências estão sendo realizadas simultaneamente nas cidades de Palotina, Maripá, Terra Roxa, Guaíra, Paranavaí, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guaratuba e Londrina, no Paraná; além de Balneário Camboriú (SC), Campo Grande (MS) e Volta Redonda (RJ).
Os investigados estão envolvidos em crimes de homicídio, tentativa de homicídio, tráfico de drogas e associação para o tráfico. A investigação, considerada de alta complexidade, revelou que homicídios e tentativas de homicídios em Palotina e região estavam relacionados à disputa entre facções criminosas.
A liderança da facção, atualmente presa no Paraguai, foi identificada como a responsável por ordenar as execuções, que eram realizadas por membros da organização. Em uma operação anterior, em fevereiro de 2024, as autoridades apreenderam três armas de fogo, maconha, haxixe, cocaína e celulares em um local utilizado como base para as atividades criminosas.
A operação é parte dos esforços das forças de segurança para combater o avanço das facções no estado.