Brasil

Nísia Trindade ressalta esforços do Governo Federal no combate às queimadas e mudanças climáticas

Nesta quarta-feira (25), a partir das 8h, ministra da Saúde será entrevistada por r...

26 set 24 - 19h30 Samoel Almeida
Nísia Trindade ressalta esforços do Governo Federal no combate às queimadas e mudanças climáticas

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, é a convidada do programa "Bom Dia, Ministra" desta quarta-feira, 25 de setembro, uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), transmitida ao vivo e em formato de entrevista coletiva.

No programa, Nísia abordará os impactos das queimadas e da seca extrema no país, e como a pasta da Saúde vem trabalhando integrada ao esforço intergovernamental em favor do Plano Setorial da Saúde de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima.

Durante uma hora de diálogo com profissionais de rádios de todo o país, a ministra vai detalhar as ações da Saúde no enfrentamento às mudanças climáticas e aos incêndios, que desencadeiam danos à saúde ocasionados pela densidade da fumaça e pela falta de água potável, afetando diretamente milhares de pessoas.

A ministra falará sobre a atuação da Força Nacional do SUS em diversas regiões do país. Equipes do Ministério da Saúde trabalham em conjunto com autoridades estaduais para mitigar efeitos das queimadas e da seca, com foco na saúde da população indígena.

SALA DE SITUAÇÃO — Outro tema abordado no programa será a criação da Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde, ferramenta de gestão para planejar respostas às emergências climáticas como secas prolongadas, escassez de água, queimadas e outras ocorrências relacionadas ou agravadas pela mudança do clima. A sala de situação tem como objetivo planejar, organizar, coordenar e controlar as medidas a serem empregadas em momentos de urgência.

YANOMAMI — Nísia vai tratar outras iniciativas da pasta, como a ampliação do número de médicos no território Yanomami. A medida faz parte do fortalecimento da saúde indígena no país. O mais recente investimento na força de trabalho ocorre por meio da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS).

Um edital de processo seletivo simplificado prevê a contratação de 400 profissionais de saúde para o território Yanomami. O processo seletivo visa contratar ginecologistas, obstetras, médicos da família, pediatras, infectologistas, socorristas, sanitaristas, entre outros.

DENGUE — Outra iniciativa da pasta que será pauta do programa é o lançamento do plano de ação para redução dos impactos das arboviroses. O plano está baseado nas evidências científicas mais atualizadas, novas tecnologias e representa um pacto nacional para o enfrentamento a essas doenças. O objetivo é apresentar ações que serão coordenadas pelo Ministério da Saúde em estreita parceria com estados e municípios e colaboração de instituições públicas e privadas, bem como de organizações sociais.

AO VIVO — O “Bom Dia, Ministra” pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”.

PARTICIPE — Comunicadores e jornalistas de rádio de todo o país interessados em participar do "Bom Dia, Ministra" podem encaminhar mensagem para o telefone (61) 99222-1282 (via WhatsApp) informando o nome da rádio, município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.