Cascavel

HUOP inicia trabalho com 50 pacientes para cirurgia bariátrica

Os resultados do Programa de Atenção à Obesidade do Hospital Universitário serão ap...

05 out 24 - 01h51 Redação SOT
HUOP inicia trabalho com 50 pacientes para cirurgia bariátrica

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) deu mais um passo esta semana com a formação de um novo grupo de 50 pacientes que serão preparados para a cirurgia bariátrica. O encontro entre os pacientes e a equipe multidisciplinar do HUOP ocorreu na segunda-feira (30). O programa de atenção à obesidade do hospital é coordenado pelo médico, Allan Cézar Faria de Araújo.

Segundo o Dr. Allan, anualmente, 100 pacientes com indicação para o procedimento são encaminhados ao programa do HUOP, sendo divididos em dois grupos que recebem acompanhamento por cerca de oito meses de nutricionistas, endocrinologistas, psicólogos, entre outros profissionais. Esses pacientes são das Regionais de Saúde de Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu.

O primeiro grupo deste ano iniciou o acompanhamento em abril, e agora, no fim de setembro, outro grupo começou a participar das reuniões, que são preparatórias para a cirurgia, considerada de alta complexidade. 

“Existe uma meta para que os pacientes reduzam o peso entre 5% e 10%. Essas avaliações são importantes para a melhora clínica dos pacientes, além de reduzir os riscos de intercorrências durante a cirurgia e no pós-operatório”, explicou Dr. Allan.

Os resultados do Programa de Atenção à Obesidade do Hospital Universitário serão apresentados pelo Dr. Allan em um Congresso de Cirurgia Bariátrica, que acontecerá em outubro na cidade de João Pessoa. 

Para ter acesso ao programa que oferece cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o paciente deve primeiro procurar atendimento com um clínico geral em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade Saúde da Família (USF) e falar do interesse em fazer a cirurgia.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.